CARTA PARA O CARTEIRO
Prezado amigo carteiro, espero que estas linhas te encontrem bem. Você que sempre entrega as cartas das pessoas, hoje receberá uma minha. Aqui quem vos escreve é o velho poeta da Avenida dos Dourados. Estou te escrevendo porque preciso te agradecer pelos seus valorosos serviços. Acredito que a gratidão deva ser demonstrada em vida, através de palavras e/ou ações. Qualquer dia desses, eu pretendo te agradecer pessoalmente com um forte e fraternal abraço. Raramente tenho a sorte de te encontrar; você sempre chega, deixa as correspondências na minha caixa de correio, e imediatamente parte para a próxima entrega.
Admiro você por sua dedicação. O seu profissionalismo é um exemplo a ser seguido. Nem sei o seu nome, mas sei que você sempre chega assobiando alguma música alegre... Faça chuva ou faça sol. Estimado e incansável mensageiro, você é uma inspiração para todos, percorrendo longas distâncias diariamente na sua bicicleta amarela. Quando penso em um Super Homem, penso logo nos carteiros, transportando importantes mensagens, notícias e mercadorias para qualquer lugar.
Infelizmente com o avanço da tecnologia e da internet, as pessoas já não escrevem mais cartas; hoje se comunicam apenas pelas redes sociais, aplicativos de conversa ou e-mails. Confesso que me sinto um peixe fora d’agua com essas formas modernas de comunicação; são tão artificiais, tão frias... As cartas sim possuem um charme, um romantismo literário, uma calorosa e verdadeira emoção que se pode sentir nas palavras escritas. Percebo que a cada dia que passa o belo trabalho do carteiro está se resumindo a entregar produtos e mercadorias que são compradas pela internet e entregues pelo correio. As pessoas perderam o lindo hábito de escrever uma carta para alguém.
Quero aproveitar também para me desculpar pelo meu cachorro Boris, que sempre de maneira inconveniente, late para você. Sei que você tem quase certeza que o meu cachorro te morderia se tivesse a chance, mas saiba que Boris não faz isso por mal. Apesar de ser um pinscher, ele acredita piamente que está defendendo e protegendo o nosso território. Eu até já disse a ele que você é nosso amigo, mas ele se recusa a entender; é teimoso como uma mula. Espero em breve poder convidar você para entrar e tomar um café; será um momento oportuno para fazer amizade com Boris... ele é um querido, depois que ganha uma coçadinha nas costas. Sei que no fundo os carteiros amam os cães.
Caro emissário das novidades escritas; internúncio de páginas, episódios e capítulos de histórias alheias... se depender de mim, sempre dependerei de você. Eu vivo aguardando respostas; notícias alegres ou tristes. E estou preparado para recebê-las; assim como você meu nobre amigo... preparado para entrega-las. Receba hoje meu sincero e singelo abraço gráfico. Deixo aqui mais uma vez externado o meu reconhecimento pelo seu abençoado trabalho e sua importância na minha vida. Você é o portador dos sagrados registros do cotidiano das pessoas. Você, assim como as cartas, é um enviado. Sinta-se honrado, meu anjo mensageiro. Meu amigo, desejo muito sucesso em sua caminhada. Um fraterno abraço e até outro dia.
Atenciosamente: O velho poeta