Piquitico
16.11.21
374
Até aquele dia não o havia notado. Seu trinado agudo e forte, cadenciado chamou-me a atenção. Procurei-o pelos telhados, galhos e demais locais sem encontrá-lo. Cantava efusivo e alegremente na sua toada característica. Continuei a busca e
o achei: um pequenino passarinho amarelinho, quase do tamanho de um beija flor, na ponta do poste de luz na rua da minha casa. Alegre, e alheio aos outros, trinava feliz. Difundia-se pelo ar o seu piar contagiante.
-Que graça que é você piquitico amarelinho – dirigi-lhe a palavra, apelidando-o assim, Piquitico.
-Prri, prititi, prrititi... respondeu-me.
Desde então, comecei a ouvi-lo todos os dias cedinho, ao raiar do sol, acordando-me. Depois, ao longo da manhã e durante a tarde até escurecer, cantava incansável . Tornamo-nos amigos, com ele sempre ali no topo do poste piando para mim.
Um dia, indo de carro na estrada que vai ao centro da cidade para a casa que mudaremos, ouvi o seu canto e comentei com a minha mulher:
-Esse passarinho me acompanha! Não é possível, está me perseguindo, o Piquitico.
- Piquitico? -respondeu ela, estranhado a minha fala.
-Tem um passarinho amarelinho pequenininho que canta todos os dias lá onde moramos, e agora, ouvi o seu piado aqui na estrada. O apelidei de Piquitico, pois não sei qual é a sua espécie.
Seguimos viagem, e ao chegar, escutei novamente o canto característico de um piquitico!
-Escuta, olha lá naquele poste de luz, nos fios, um piquitico! Não é uma gracinha, um bichinho tão frágil cantar assim com tanta força e alegria. Eles me perseguem – apontando-o para minha mulher.
-Que gracinha mesmo, como ele é bonitinho.
Agora, encontro quase todos os dias com um piquitico cantante por onde passo, parecendo que tomaram conta da cidade , mais até que a praga dos pardais. Ao ouvi-los, sigo maravilhado o seu incansável cantar , deliciando-me. Eles fazem parte do meu dia a dia, alegrando-me. São adoráveis, os Piquiticos.
-Prri, prititi, prrititi... – canta amiguinho, para admirar a diminuta beleza da vida em seus pequeninos detalhes.
A proposito: pesquisei sobre esse bichinho e descobri: é o Canário Rasteiro. Mas será sempre Piquitico para mim.
Esta cantando agora, uma delícia ouvi-lo. Eles me perseguem mesmo.