À caça de ratos humanos

Tinha 28 anos e duas faculdades incompletas: Direito e Filosofia. Sonho? Ser escritor. Em uma aula de Filosofia ouviu o professor citar que temas sobre miséria despertam atenção. - Pobreza traz prostituição, drogas, violência, mortes. O povo gosta de saber sobre desgraças. Embora não entendam a origem. Esqueçam o que escreveram (com ar condicionado) grandes sociólogos e leiam “Manicômios, prisões e conventos” de Erving Goffman (1922-1982), aconselhou o professor.

Foi sua última presença em sala de aula. Era isso o que queria ouvir. Porém, como descrever o que não conhecia? Teria que viver nos labirintos da podridão, conhecer o joio, dizia Goffman.

Deixou crescer barba e cabelo; comprou roupas simples em um brechó e alugou um pequeno cômodo na distante favela. Documentação que certificavam suas faculdades não faltavam. Não tinha vícios. Calado e bom ouvinte, anotava tudo. E ganhou a confiança de todos. Era doutor, professor, escritor.

E conheceu a inocência de Iara, 16 anos, seus parentes e o passado deles. Só joio. Concluiu que Iara teria que ser salva até que seu livro fosse publicado. Pediu a Cecílio, filho de um amigo de seu falecido pai e executivo de uma multinacional, um emprego para a doce menina.

Mais de 15 dias sem ser visto despertou a curiosidade da comunidade. Foi a mãe de Iara, que vinha percebendo seu comportamento estranho nos últimos dias, a encontrar o barraco abandonado e os cadernos com os escritos de À caça de ratos humanos - subtítulo: Ratos sempre encontram uma saída.

A pedido da mãe, Iara, agora grávida de seis meses e o ‘amigo’ do professor, foram buscar seus parcos pertences. A mãe prometeu que se a notícia fosse ruim, mandaria rezar uma missa pela alma daquele moço educado e agradecer a Nossa Senhora de Nazaré pela filha não ter engravidado da pessoa errada. – “Quem admira pobreza não é certo da cabeça”, lembrou.

Passados oito meses os escritos foram enviados para algumas editoras que mostraram interesse em publicar. Valores estão em discussão. Autor: Cecílio Burk. Pai do filho de Iara.