Domingo era dia de Missa, pãozinho doce careca na saída da Igreja, futebol para os meninos, filme para as meninas. Mulheres usavam roupas com mangas, abaixo do joelho e véu na cabeça. Se moças...véu branco, se casadas ou viúvas, véu preto.
As meninas  pequenas perteciam à Cruzadinha, as moças...às Filhas de Maria. Na Capela...homens de uma lado, mulheres do outro. Intrigante divisória, famílias separadas pela  oculta piedade.
À frente, os altares...de uma lado Dom Bosco, "Educar é uma Obra de Amor", do outro...São Domingos Sávio "Antes morrer do que pecar". A nave central contemplava o imenso arco com a inscrição "Maria Auxilium Christianorum". No alto do altar a majestosa imagem de Nossa Senhora Auxiliadora.
Os vitrais da Igreja, coloridos, suntuosos , tradução do memorial dos protagonistas da história salesiana em Lavrinhas, davam o tom solene ao interior da Capela.

As catequistas cuidavam da disciplina, da obediência aos ritos, com olhos muito abertos para as meninas que frequentavam um cenário de seminário. Mais de duzentos aspirantes ao sacerdócio estudavam no São Manoel.

Padre Gastão,  era o Padre santo, magrinho,  sorriso aberto, tímido, rosto escondido sob pesado óculos, vestido com a batina preta jamais  abandonada. Debaixo da piedade, voz serena, o confessor mais procurado. Diante do seu confessionário  a fila não  terminava antes do final  da Missa. Desempenhava o papel de vigário como o bom pastor.
Padre Gastão, muito querido era o celebrante dos  batizados e casamentos.
As celebrações  da Primeira Eucarística  representavam  a entronização  ao mundo sagrado ensinado pelo  Padre  santo que acompanhava pari passu a educação  catequética das crianças. 
Sua  vida foi marcada entre a Capela e o prédio do Seminário. Aos domingos seguia com os meninos para o campo de futebol.  Na cidade corria notícia sobre as suas
pesadas  penitências.
Vinte e cincos anos de vida sacerdotal  junto  ao Seminário, ao Oratório  Festivo e ao  acolhimento às  crianças de Lavrinhas.  Deixou profundas marcas na Educação do povo da cidade. 
Amado e respeitado pelo povo ,  recebeu o patronato da Praça principal junto à fonte mirífica do outro lado do Rio Paraíba.
Com  a partida dos Salesianos... Lavrinhas ficou pequena
!...



foto by Zaciss
Capela de Nossa Senhora Auxiliadora