O crime antes da vacina

Saiu às pressas quando soube da tão esperada notícia - quase perdia... não fosse um aviso. O horário marcado indicava que estava atrasado, mesmo assim foi. Desarrumado e desengonçado. Chegando lá teve outra notícia que aliviara-o: ainda havia tempo. Uma fila desorganizada lá estava. Foi para o último lugar e contou umas trinta e poucas pessoas à sua frente.

Outra notícia veio: só começariam de fato quando desse uma hora.

O jeito era esperar. Não sabia que horas eram - tão rápido foi que não esqueceu-se apenas dos documentos. Uma demora... Jurava que o horário já tinha era extrapolado e nada da fila mover-se; apenas crescia.

Um estranhamento...

Olhava para os lados e via semelhantes tão diferentes. Sentiu-se um ser completamente díspar. Sentiu vergonha, depois isso se tornou "indiferente"; mesmo que isso tenha se tornado alvo de reflexões ulteriores.

Então... lentamente começou a fila a andar.

Cada passo parecia custar dez minutos. Julgou, pelo andamento das coisas, sair de lá só quando o Sol começasse a cansar-se. Falando nele... que quentura resolveu o danado fazer neste dia... Teve de, num momento de sorte posicional, abrigar-se num cantinho de sombra escassa e cobiçada.

Mas naquele lugar privilegiado ficou por pouco tempo.

Privilégio por privilégio, a amizade vence qualquer que seja. Fora avistado por uma das autoridades de lá de dentro... Essa tratou de não dar muito na cara o que viria a suceder-se, porém, instantes depois, puxou-o com o maior descaramento a dizer alguma coisa do tipo: "Estás na fila errada!"

E, saindo da sombra curta e quentura, foi para uma produzida por telhados e clima ameno de ar-condicionado.

Ficou sentado num banquinho por um momento, até ser puxado para outro local, frente a uma porta. Esperou um momento enquanto a burocracia trabalhava arduamente. Havia, no mesmo corredor que ficara, uma mulher parecendo bem cansada. Perguntou o que estava a fazer ali: "Vai consultar-se?"

"Não, acho que é para vacina."

Um misto de inocência e cinismo, sim, inocência, também.

Depois da autorização, entrou na saleta onde ocorreria o ato vil, imoral, hediondo... Tomou a picadinha bem abaixo do ombro... Saiu de lá sorridente, por também outra razão diferente da que estava antes quando na fila ria por nada além de alegria.

Rodrigo Hontojita
Enviado por Rodrigo Hontojita em 20/08/2021
Código do texto: T7325152
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.