O CAGÃO
O CAGÃO
Existia um personagem em S. São Luís ( Ma ) que me fazia sofrer muito na infância.
Chama-se Fonfom, hoje não sei se ainda existe esta figura tradicional e se é mesmo carnavalesca como imagino.
Agora adulto associo ao bate-bola, tradição cultural do nosso carnaval, comparo tendo em vista a lembrança que guardo da roupa que era confeccionada com tecido grosseiro e adornada de guizos nos punhos e nas canelas.
Eles usavam mascaras com aparência do demônio e saiam assustando a criançada. Dependendo da situação e do momento eu procurava esconderijo, fugir para escapar dos infelizes. O fato é que morria de medo!..... Sinceramente me cagava de pavor!..
Mais a vingança era imediata assim que o perigo se afastava pegava todas as pedras possíveis e mandava a chuvarada de Míssil balístico nos filhos da mãe e me dava por vingado.
Eles agiam em grupo para aterrorizar as crianças eu também tinha a associação dos Cagões para enfrentamento dos terroristas com pedras.
Esta prática popular adotada com os infantes na época não é salutar, entretanto, tive sorte do fato não ter gerado nenhum trauma em minha personalidade, porém, deve ter causado em algumas crianças da minha geração.
Espero isto esteja extinto do carnaval maranhense.
Autor: Jonas Vasconcelos