O meu grilo falante
Estou sendo menos exigente comigo.
Descobri que em nós mora um grilo falante que adora um drama ou acolhe tudo que acredita ser um problema a ser resolvido. E longe de ser um grilo onipotente, ele apenas quer dizer: "Eu existo. Estou aqui. Me vê?!"
Não, ele não quer o controle das coisas, nem mesmo estar a frente de tudo porque isto o cansa, o deixa sem vontade alguma de continuar sendo grilo. Ele apenas quer ser grilo.
Então, larguei essas exigências que ele adotou para ele pra ser visto e então, dei a ele o que realmente importa. Mostrei o mapa que me entregaram, sobre as esquinas da vida. Ele ficou intrigado e até disse que aquilo nem era tão importante assim. Mas, curioso como é, pôs-se a olhar para o mapa com seu jeito de ser.
Às vezes, ele se distrai com alguns ruídos, pensa ser um chamado. É, ele é meio criança, então, acha que tudo é a seu respeito. Por isso, sempre estou ao seu lado e então, lhe explico: "não, não é sobre você e não é um chamado. Preciso que você tome conta do mapa da vida, então, volte e me ajude a entender por quais caminhos devemos ir."
Ele sorri e sabe que estou lhe tirando as cobranças e lhe aliviando os cansaços. Ele sabe que estou vendo as suas habilidades e as colocando em prática, afinal, sem a atividade que o mesmo é, por pura essência, este se entedia e começa a pegar tudo que não nos pertence, por aí.
No início, era muito distraído e até se rebelava contra minhas instruções, mas depois percebeu o afeto, a preocupação com ele em si, com o real valor a ele concedido, o reconhecimento de sua existência. Então, ele relaxou, acalmou-se e se colocou a disposição de não apenas desvendar os caminhos, no mapa da vida, mas também redesenha-los e até criar outros.
E assim, estamos num relacionamento que inspira e nos coloca de frente a uma amizade que jamais pensamos que poderia existir. Mas, eis que descobrimos que há e é tão peculiar que só podemos dizer que o que é dito por aí, não se escreve ou não é cartilha, mas pode ser a ponta do iceberg para que todos nós, possamos encontrar uma amizade assim, dentro de si. Contudo, há que se deixar ir tudo o que conhecemos sobre os grilos falantes e então, ver com real interesse, o grilo, dentro de cada um de nós. Ele é diferente, peculiarmente, diferente.
Sim, ele não só gosta de resolver problemas, mas tem habilidade com os mesmos, tem habilidade em tomar decisões, fazer escolhas e nos encaminhar em novas possibilidades. Contudo, sozinho ele se torna frágil. Afinal, ele é apenas um grilo, então, precisa estar assistido em determinados caminhos porque nem sempre ele consegue ver o mapa em sua amplitude, então, cabe a mim, alerta-lo e dizer a ele sobre o que ele não está vendo. E como agora, ele se sente visto, então, não há resistência, há no mínimo algumas perguntas antes e assim, caminhamos, não mais separados ou sozinhos. E hoje, posso dizer: gosto muito de ter um grilo falante.
E aí, você também tem um grilo falante?
Kátia de Souza - 30/06/2021
Texto protegido em seus direitos autorais
PÁGINA NO FACEBOOK: Psiqueê - Alma e Conhecimento - Kátia de Souza
( https://www.facebook.com/katiadesouzapsico2011 )
BLOG Arcanos da Musa: arcanosdamusa.blogspot.com
ATENDIMENTOS ON LINE: (48) 9.9624.6527 (Whatsapp)