MANNEKEN PIS



A estátua estava fantasiada, naquele dia de inverno, quando fui conhecê-la durante uma visita a Bruxelas. Era fevereiro de 1998, um dia de Carnaval, e o traje era de arlequim.

Manneken Pis, que na língua flamenga significa “menino a urinar” é uma pequena fonte, em bronze, de um menino urinando em uma bacia que fica a seus pés. É o mais conhecido símbolo de Bruxelas, bem como do bom humor de seus habitantes e de sua liberdade de pensamento. Fica a cinco minutos da Grande Place, no centro da cidade. Mede cerca de 61 cm de altura e já existia em 1619 quando fornecia água para os habitantes da região.

Ao longo da história, sofreu muitas agressões. Em guerras foi bombardeada, em outras ocasiões foi roubada e vandalizada mas sempre recuperada, remodelada e levada de volta ao seu lugar. Desde 1695 tornou-se um símbolo para o povo de Bruxelas e, atualmente, ponto turístico muito visitado. 

A partir de 1918 passou a ser vestida cada semana com uma roupa diferente, muitas oferecidas por chefes de estado. Em 2016 já possuía 950 trajes. Em certas ocasiões como no dia de São Verhaegen, a estátua é conectada a um barril de cerveja que enche copos que são distribuídos a pedestres.

No Rio de Janeiro há uma estátua parecida, um pouco maior, em frente à sede do Botafogo. Foi adotada pela torcida do time e apelidada de “Manequinho”. Sempre que o time vence um campeonato a estátua ganha uma camisa nova do alvinegro.





Fonte de referência: Wikipedia
Aloysia
Enviado por Aloysia em 13/06/2021
Reeditado em 13/06/2021
Código do texto: T7278072
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.