Reminiscências - As Tropas

Lá no passado onde eu nasci, havia uma rua, pela qual passavam as tropas, conduzidas aos gritos dos tropeiros.

Aquela rua era caminho para o Matadouro, por isto aqueles animais seguiam, sempre na mesma direção.

Quando eu fugia de casa, algum vizinho gritava para me intimidar:

- Acioly vá já para dentro do pátio! Eu soube que está vindo uma tropa de gado brabo!

Ali perto, no sentido oposto à marcha das tropas, haviam dois açougues.

Todas as manhãs, a minha mãe me mandava buscar, numa bacia de alumínio, um quilo de carne de quarto.

Havia um barranco, pelo qual eu podia ir a um dos açougues, sem precisar atravessar a rua, e isto me tranquilizava, em relação ao medo das “tropas”.

Eu não comia carne, apenas porque não gostava, e isto preocupava o meu pai.

Aquela carne que eu buscava no açougue, era a mesma que eu via passar, ainda “andando”, e berrando, no rumo do matadouro.

Naquela primavera da existência, quando eu ainda pensava ser eterno, não percebia a semelhança, entre aquele gado e as gentes.

Alguns seguem repontados pelos tropeiros, outros inevitavelmente repontados pelo tempo.

Sempre na mesma direção.

Acioly Netto - www.guiadiscover.com

Acioly Netto
Enviado por Acioly Netto em 22/05/2021
Código do texto: T7261263
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.