As brasas que passam - BVIW

Tema: Hora de guardar o ferro (conto)

Sara chega à varanda da casa e descansa os olhos na paisagem roceira, espichando a vista até a estrada de terra, além do retiro, por onde passa a boiada levantando poeira. Passa a mão devagarzinho na barriga, pensando em acalmar o bebê que lhe chuta as costelas. Canta mansinho e isso faz efeito. Um canarinho pousa no vão do telhado com um raminho no bico. Sara sabe o que ele vai fazer em seguida. Nasceu na roça e aprendeu a se relacionar intimamente com a natureza.
Parou de cantar e se dirigiu devagar à cozinha. Mexeu o fogo no fogão à lenha e começou a retirar as brasas e colocá-las no ferro de passar roupa. Pedro está com data para nascer na semana que vem e é preciso passar a roupinha do enxoval, colocar na mala e deixar tudo pronto. O primeiro filho costuma adiantar e Sara não quer ter de sair às pressas. Levou o ferro soltando fumaça para a mesa da copa, onde estava preparada com o forro de passar e as roupinhas recém lavadas. Pegou uma delas e a cheirou, gostando do perfume delicado que sentiu. Foi passando com cuidado as roupinhas de Pedro, enquanto sua cabeça já inventava como ele seria.
De repente, sentiu uma água escorrer nas pernas. Adivinhou o que era e gritou, dirigindo-se à janela:
- Raul, nosso filho quer nascer agora!
Em seguida, falou consigo que era hora de guardar o ferro na pedra e as roupas de Pedro na mala. Raul chegou correndo, apavorado e com medo:
- Vamos, minha galega, antes que Pedro nos apronte a primeira das travessuras!