A Última Barata do Ano

01.01.2019

110

Último dia do ano. Correria geral. Todos na rua principal do comércio aqui na praia onde moramos e nós também, atrás de carvão e batatas. Dia tórrido, igual a todos nesse "estertor" de ano findando - um inferno! Já comprara uma mini churrasqueira para nós, feita de tambor de gás de ar condicionado de carros, compacta e prática. Iríamos passar em casa a virada do ano, somente eu e minha mulher. As batatas seriam para a maionese "alemã" que ela faria com os ovos batidos à mão, uma delícia; e o carvão, claro, para uma carne especial que assaria na "churrasquerita". Um corte argentino: "bife de tira", carne "marmorizada", entremeada por veios de gordura, uma delícia também!

Após essa correria, ficamos em casa o resto do dia. Permanecemos largados debaixo do ventilador de teto do quarto, que só espantava o bafo da quentura. De tempos em tempos, entrávamos debaixo do chuveiro gelado, ou melhor, fresco, pois a água estava quente também, pelo aquecimento do sol nas paredes onde passava a tubulação, que ajudava a refrescar um pouco. Não nos enxugávamos, ficávamos com a água no corpo até secar, o que mantinha-nos com um frescor temporário.

Chega a noite com uma leve e fresca brisa nordeste, céu firme, amainando o fulgor do dia sofrido. Colocamos a nossa mesa da ceia final na varanda da casa, junto da pequena assadeira com o carvão em brasa, na qual grelho os bifes que comemos com a maionese - simples e delicioso, nada mais, o nosso último jantar do ano. Sobremesa: romã fruta, mas não guardamos as sementes com diz a tradição. Eram já onze horas e trinta minutos. Faltava pouco!

Subimos ao andar de cima da casa para esperar a queima de fogos que ocorre todos os anos, patrocinado pelo resort do final da praia. Debruçamos no peitoril da enorme janela de vidro com vista panorâmica de toda a praia, então escura - víamos somente as luzes de pequenas fogueiras e celulares ligados como vagalumes, que caminhavam pela duna indo à praia. Aguardávamos.

Contava os minutos olhando a tela do celular: onze e cinquenta -"Faltam dez minutos! "; onze e cinquenta e cinco! -"Faltam cinco minutos". Falava alto pela janela. Na rua ainda caminhavam pessoas em direção à praia para assistir aos fogos.

Ela observava, ao meu lado, a noite e acompanhava o meu contar com um sorriso faceiro e alegre.

Resolvo ir ao banheiro passar fio dental nos dentes - a carne incomodava. Ela me acompanha. Pego uma fita e ela diz à rés da porta:

- O que é aquilo preto ali na parede, é uma barata? - estava sem seus óculos e não conseguia distinguir o que via.

Viro-me do espelho do banheiro e vejo uma baratona, estática, preta, grande e gorda, aguardando a virada do ano também.

-Sim, uma das grandes! - respondo

-Elas vêm voando e entram em casa quando deixamos as janelas abertas! Vou pegar o veneno - replica ela.

- Mas já são 11:57h, faltam três minutos para o ano novo. Não quero passar matando barata! Ela desce as escadas e volta com o cilindro cumprido e colorido do veneno nas mãos.

Eu fixo no visor preto do aparelho: "11:58h, faltam dois minutos! "

- Vou jogar o veneno, mas cadê a danada? - ela fugira por uma fresta do forro de madeira no teto. Olho o celular: "11:59h, caramba! Vou passar o ano com essa barata! " Pego o inseticida e aplico rapidamente ao logo do perímetro de todo o teto e mais no local em que sumira.

- Venha querido, já deu meia noite, venha!

Abraço-a junto ao peitoril do janelão, dou-lhe um beijo de carinho e fogos, gritos, assobios eclodem de todos os lados. Começou o ano novo e os fogos do resort pipocam altos e fortes no céu: um espetáculo de cores e brilhos que ilumina o escuro e quente do firmamento. Linda visão que presenciamos por mais de quinze minutos.

No dia seguinte, cedo, vou ao banheiro e vejo deitada no chão a danada da baratona inerte, em sua posição característica de morta, barriga para cima.

Não conseguiu passar para o ano novo, infelizmente.

Foi a nossa última barata do ano.

Venda do meu livro *VIM, VI E GOSTEI* :

MAGAZINE LUIZA (físico)

https://www.magazineluiza.com.br/livro-vim-vi-gostei-viseu/p/ka747j24he/li/coec/

AMAZON (físico e digital)

https://www.amazon.com.br/Vim-gostei-Fernando-Ceravolo-FIlho/dp/655674574X/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=9786556745749&qid=1610107259&s=books&sr=1-1

SUBMARINO (físico)

https://www.submarino.com.br/produto/2728986669/livro-vim-vi-gostei?pfm_carac=9786556745749&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page

GOOGLE (digital)

https://play.google.com/store/books/details?id=A1kXEAAAQBAJ&gl=br

BARNES&NOBLE (digital)

https://www.barnesandnoble

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 08/05/2021
Código do texto: T7251038
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.