VENEZA BRASILEIRA I

A capital pernambucana recebeu o carinhoso apelido de Veneza brasileira porque sua paisagem, um emaranhado de terra e água, é cortada pelos rios Capibaribe e Beberibe , dezenas de canais e várias pontes em nosso arrecife onde observamos uma grande construção de belas e antigas. pontes que circundam o grande recife em um ciclo das águas emaranhado com terrenos que margeiam todo o recife com seus prédios históricos que datam do início dos séculos 17 e 18 é um dos roteiros mais apreciados por quem visita a capital pernambucana, Recife e aqui contamos grandes histórias de guerra grandes pescadores que sempre mostraram seu papel na pesca em grandes rios de recife como a história de Silvanio que a poucos metros da gigantesca coluna de automóveis que começa a se formar no final da tarde na Avenida Martins de Barros, no bairro de Santo Antônio , o zelador Silvanio Nunes prefere ouvir o silêncio. Isso não me incomoda !

“Não há barulho perto da água , ” ele explica antes de lançar sua rede a partir da giratory Ponte para as águas do Capibaribe Rio mais uma vez. Foi lá, observando os mais velhos, que o zelador de 33 anos aprendeu os segredos da pesca. Para Silvanio , que frequenta a Ponte Giratória pelo menos duas vezes por semana, a atividade no Centro do Recife representa, além de meio de sobrevivência, uma opção de lazer acessível.

“Jogamos poker, sempre conhecemos novas pessoas, fazemos amigos. Não existe apenas violência no mundo, existem pessoas boas. Muitos turistas vêm aqui, eu dou minhas coisas e tiro fotos com eles”, diz Silvanio de bicicleta, o pescador sai de Afogados com um balde contendo apenas uma rede e uma faca. “Gosto de estar aqui, é terapia, sabe? É melhor do que estar em casa. Eu moro na Favela Tabaiares, uma comunidade muito perigosa. Prefiro ficar com os peixes”, completa. Nós estávamos realmente surpreendeu com esta bela histórias de rios, pontes, pescadores que nos mostra o verdadeiro valor da nossa cidade e aqui vamos mostrar como foi feito e que este Veneza vai sempre n nosso capital de Pernambuco e Através do sistema de Capitanias Hereditárias Duarte Coelho assumiu a Capitania de Pernambuco , inicialmente denominada Capitania Nova Lusitânia . Em 1535 foi fundada a vila de Olinda e em 1537 passou a ser Vila. Da mesma forma, em 1537, foi fundada a cidade do Recife e tudo ficou como uma lembrança de que temos a liberdade e a soberania que nosso recife tem muitas histórias e que a Veneza brasileira sempre nos mostra em sua paisagem, um emaranhado de terra e água, é atravessada pelos rios Capibaribe e Beberibe , dezenas de canais e várias pontes em que tudo faz parte de um panorama mais banhado que mostra a nobreza de todas as profundidades que encontra o mar e se mistura com os rios um emaranhado de terras onde parecem baías de praias e que podemos apreciar sobre este Veneza em um grande caminho para os rios que estão se banhando todo o recife e mostra-nos perto das mais antigas metrópoles de nosso capital que tem construções portuguesas e em uma grande relação com nosso povo e assim o capital da Pernambuco foi criado e recebeu o carinhoso apelido de Veneza brasileira porque sua paisagem nos impressiona muito pelas margens dos famosos rios de nosso recife e quero dedicar esta história a uma Tudo isso contribuiu para o desenvolvimento de nossa história e que o recife sempre estará cercado por uma Veneza que talvez possamos ver sua cor esverdeada que se mistura com terras extensas e emaranhadas e águas que sempre serão chamadas de Veneza Brasileira!

O Rio Capibaribe é um dos rios do estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil. Seu nome é originário da língua tupi e significa na água da capivara ou javali, por meio da combinação dos termos kapibara (capivara), y (água) e pe ( em ). Nasce nas encostas da Serra do Jacarará , município de Poção , limítrofe com o município de Jataúba , na comunidade do Araçá , a uma altitude de 1.100 metros. Segundo levantamento da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco ( Condepe ), realizado em 1980, sua bacia hidrográfica abrange uma área de 7.716 quilômetros quadrados, o que equivale a 7,85% da área de Pernambuco. Dividido em Alto, Médio e Baixo Capibaribe , da nascente à foz, o Rio atravessa o Agreste do estado e a Zona da Mata, cortando também a Região Metropolitana do Recife. Possui 240 quilômetros de extensão e sua bacia é de aproximadamente 5.880 quilômetros quadrados. Ele tem cerca de 74 afluentes e 42 municípios em Pernambuco, incluindo Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Salgadinho, Limoeiro, Paudalho, São Lourenço da Mata e Recife. Divide a área central da capital e atravessa vários de seus bairros, possui três travessias no município, uma no auge do bairro Apipucos , outra no entorno do Skylab II - Poço da Panela, e a última um na Jaqueira . Atravessa muitas pontes, como a Ponte do Limoeiro , a Ponte Maurício de Nassau, a Ponte Santa Isabel, a Ponte 12 de Setembro (mais conhecida como Ponte Giratória ), entre outras. Esculturas de poetas e músicos pernambucanos como Capiba , João Cabral de Melo Neto , Ascenso Ferreira, Manuel Bandeira estão fixadas em algumas pontes e outros pontos estratégicos . No dia 24 de novembro é comemorado o Dia do Rio Capibaribe . A data foi fixada por lei (nº 14.011) em março de 2010.

A Ponte Duarte Coelho está sobreposta ao rio Capibaribe e liga o Bairro da Boa Vista ao Bairro de Santo Antônio, e às principais vias de acesso, Avenida Conde da Boa Vista e Avenida Guararapes. Construída em 1868, inicialmente em estrutura metálica, a ponte servia para dar suporte ao tráfego ferroviário dos trens urbanos da Brazilian Company Limited , conhecidos como Maxambomba , que tinham sua estação central localizada no bairro de Santo Antônio . Em 1915, foi desativado em decorrência da perda de tempo, tendo sido reconstruído em concreto armado em 1943, sob a administração do Prefeito Morais Filho , e permanece até hoje em bom estado de conservação. É palco das comemorações do carnaval de rua do Recife , considerado o maior do mundo.

O Rio Beberibe é um curso de água que banha o estado de Pernambuco , no Brasil . Tem sua origem no município de Camaragibe com o encontro de seus dois formadores : o rio Pacas e o rio Araçá . Tem um percurso de 24 km. A bacia hidrográfica de Beberibe tem 79 quilômetros quadrados e está localizada integralmente na Região Metropolitana do Recife , passando por Camaragibe , Recife e Olinda , confluindo com o Rio Capibaribe antes de desaguar no Oceano Atlântico . Os principais afluentes de Beberibe são o Rio Morno e seu afluente Rio Macacos , além dos canais Vasco da Gama e Malária, e o córrego Lava- Tripas . Este último cortou áreas pobres de Recife e Olinda , resultando em grande poluição em Beberibe . Devido a obras de engenharia, o rio Beberibe ganhou outra foz, antes da confluência com Capibaribe , transformando a antiga península do Recife Antigo em outra ilha, entre as tantas que compõem a cidade.

A construção das pontes de recife foi claramente um grande desenvolvimento para o comércio e a navegação, na qual hoje contamos uma história muito antiga quando todas as pontes de recife foram feitas.

O projeto da ponte começou em meados de 1630 , mas estava sob pressão de importantes empresários que tinham sua renda voltada para a interligação da ilha com o resto da cidade. A ilha ainda estava superlotada e suas terras começaram a se desvalorizar. A lentidão do transporte e a falta de água na ilha deram a força necessária para o andamento do projeto. Oito anos depois, iniciaram os estudos para iniciar a construção. Em 1630 , o então conde de Nassau ordenou a construção de um pilar de pedra de 12 metros de comprimento para analisar a resistência da corrente e demonstrar publicamente seu interesse na construção da ponte. Em 1641, um edital foi aberto para convocar os construtores interessados.

O concurso foi ganho pelo judeu e arquiteto Baltazar de Affonseca, garantindo que terminaria a ponte em dois anos. Em 1642 a obra começou, com quinze pilares já construídos. Mas no ano seguinte, o trabalho teve que ser interrompido. Com medo de ser humilhado, o Conde de Nassau assume a construção e investe seu próprio dinheiro na obra. Ainda faltando dez pilares de pedra e o orçamento acabou o conde decide usar madeira resistente à água em vez de pedra. A ponte foi então inaugurado no dia 28 de de Fevereiro de , 1644 sob o nome de Ponte do Recife . Parte em pedra, parte em madeira, a Ponte do Recife tinha o dobro do tamanho da atual, partindo do atual cruzamento da Av. Marquês de Olinda com a Rua Madre de Deus até o atual cruzamento da Rua 1 ° de Março com a Rua Imperador D. Pedro II. Conquistando o título de primeira ponte de seu porte no Brasil . E por ainda estar em operação, é o mais antigo.

Nas suas extremidades, foram construídos dois arcos por ordem do Conde de Nassau, dos quais um tinha uma porta que podia ser fechada. O que fica ao lado do Bairro do Recife chama-se Arco da Conceição e o do outro lado chama-se Arco de Santo Antônio . A ponte tinha uma ponte levadiça, responsável por um acidente que derrubou cerca de dezesseis pessoas no Capibaribe rio . Em 1683 a ponte passa por sua primeira reforma, mas ainda mantém os dois arcos de pedra. Em 1742, ocorre uma renovação ainda maior, remodelando a ponte, mas ainda aproveitando os pilares de pedra e madeira. Os arcos também são reformados e recebem as imagens dos santos católicos que dão o nome a cada um. Também construiu u sou uma série de pequenas lojas, provavelmente, para, juntamente com um pedágio também provável, pagamento para a manutenção da ponte. Mesmo com várias reformas entre os anos de 1683 e 1742, a estrutura precária não pode suportar e os rendimentos em de Outubro de 5 , 1815 . Começou a ser construída uma nova ponte, agora de ferro. Foi inaugurada em 7 de setembro de 1865 com o nome de Ponte 7 de setembro . Mais elegante, mais largo e mais resistente, mas o material mal escolhido foi rapidamente corroído pela ferrugem. Mesmo assim, manteve os dois arcos, porém, devido ao tráfego , foi ordenada a demolição de ambos, o da Conceição , em 1913 , e o de Santo Antônio , em 1917 . Foi somente no dia 18 de dezembro de 1917 , cento e oitenta e sete anos depois, que foi inaugurada a Ponte Maurício de Nassau , em homenagem ao seu construtor. Em 30 de março de 1920 Manuel Borba responsável por uma das últimas grandes reformas, trocou todo o pavimento da ponte e encomendou as quatro estátuas de bronze da Fundição Val d'Ornes de três metros de altura , na França dando à ponte o aspecto geral que possui hoje.

Construção de pontes:

1642-1861: Ponte do Recife

1861-1917: Ponte 7 de setembro

1917- atual : Ponte Maurício de Nassau.

A primeira ponte foi construída em local diferente do existente. Foi construído em sete semanas, todo em madeira.

No século XVIII , o então governador pernambucano Henrique Luís Pereira Freire (que governou a província entre 1737 e 1746) ordenou o tombamento da ponte velha e a construção de outra, também de madeira, no sítio de o existente.

O engenheiro Antônio Bernardino Pereira do Lago a reconstruiu em 1815 , colocando grades de ferro e pavimentando com seixos irregulares e construindo varandas, onde foram colocados bancos.

Projetada pelo engenheiro Francisco Pereira Passos , a ponte foi reconstruída em agosto de 1874 , por ordem do então governador da província, Henrique Pereira de Lucena , futuro Barão de Lucena . Este novo projeto deu à ponte características mais modernas. Sua forma é o que apresenta hoje. Feita em ferro forjado (importado da Inglaterra ), a ponte possui pequenos ladrilhos que se encaixam em forma de losango.

Nas décadas de 1940 e 1950, a ponte serviu de passarela para os moradores do Recife desfilarem ali, sob a vigilância das câmeras dos fotógrafos, que ofereciam suas fotos.

Foi parcialmente destruído em duas enchentes do rio Capibaribe , em 1965 e 1966 , tendo sido restaurado em 1967 , sob a administração do prefeito Augusto Lucena . Essa restauração tornou a obra atípica e a obra foi embargada pelo IPHAN , ainda que tardiamente, quando a obra estava praticamente concluída.

Chamado a ponte Recife até 1865, ele se conecta a Santo Antônio bairro para o velho Recife bairro. Foi a primeira ponte de madeira construída sobre o rio Capibaribe, e a primeira grande ponte do Brasil, inaugurada em 28 de fevereiro de 1643, sob a administração do príncipe holandês Maurício de Nassau.

Ponte Maurícia de Nassau. A ponte teve sua construção iniciada por ordem do conde Maurício de Nassau e ligava a vila portuária do istmo do Recife à ilha de Antônio Vaz, na época cidade Maurício ( Mauritsstad ). É considerada a primeira grande ponte do Brasil e a mais antiga da América Latina .

Sem os antigos portais, a cidade do Recife hoje possui sete grandes pontes na região central, três delas ligando a antiga península ao bairro de Santo Antônio: a Ponte 12 de Setembro (chamada Giratory ), Maurício de Nassau e Buarque de Macedo .

qual o nome da obra que fez com que o trânsito e os pedestres parassem por quase 40 minutos na ponte da Boa Vista em Recife Pernambuco ? Valerio Sisters por Carsten Röller. Arte / Parada de Paulo Bruscky.

A capital pernambucana recebeu o carinhoso apelido de Veneza brasileira porque sua paisagem, um emaranhado de terra e água, é cortada pelos rios Capibaribe e Beberibe, dezenas de canais e várias pontes em nosso arrecife onde observamos uma grande construção de belas e antigas. pontes que circundam o grande recife em um ciclo das águas emaranhado com terrenos que margeiam todo o recife com suas construções históricas que datam do início dos séculos 17 e 18 que é um dos roteiros mais apreciados por quem visita a capital pernambucana chamada Recife contar grandes histórias de guerreiros de grandes pescadores que sempre mostraram seu papel na pesca nos rios do grande arrecife quanto à história de Silvânia que a poucos metros da gigantesca coluna de automóveis que começa a se formar no final da tarde da Avenida Martins de Barros, no bairro de Santo Antônio , o zelador Silvânia Nunes prefere ouvir o silêncio. Isso não me incomoda !

“Não há barulho próximo à água”, explica antes de lançar novamente sua rede da Ponte Giratória para as águas do Rio Capibaribe. Foi lá, observando os mais velhos, que o zelador de 33 anos aprendeu os segredos da pesca. Para Silvanio, que frequenta a Ponte Giratória pelo menos duas vezes por semana, a atividade no Centro do Recife representa, além de meio de sobrevivência, uma opção de lazer acessível.

“Jogamos futebol, sempre conhecemos gente nova, fazemos amigos. Não existe apenas violência no mundo, existem pessoas boas. Muitos turistas aqui, eu dou meu material e tiro fotos com eles”, diz Silvanio. De bicicleta, o pescador sai de Afogados com um balde contendo apenas uma rede e uma faca. “Gosto de estar aqui, é terapia, sabe? É melhor do que estar em casa. Eu moro na Favela Tabaiares, uma comunidade muito perigosa. Prefiro ficar com os peixes ” , completa. Nós estávamos realmente espantado com esta bela história de rios, pontes, pescadores que nos mostra o verdadeiro valor da nossa cidade e aqui podemos mostrar como tudo foi feito e que este Veneza será sempre nosso capital de Pernambuco e Através do hereditária Capitania sistema , Duarte Coelho assumiu a Capitania de Pernambuco , inicialmente denominada Capitania Nova Lusitânia . Em 1535 foi fundada a vila de Olinda e em 1537 passou a ser Vila. Da mesma forma, em 1537, foi fundada a cidade de Recife e tudo ficou como uma lembrança de que temos a liberdade e a soberania que nosso recife tem muitas histórias e que a Veneza brasileira sempre nos mostra em sua paisagem um emaranhado de terra e água, é cortada pelos rios Capibaribe e Beberibe , dezenas de canais e várias pontes em que tudo faz parte de um panorama mais banhado que mostra a nobreza de todas as profundidades que encontra o mar e se mistura com os rios um emaranhado de terras onde parecem baías de praias e que possamos apreciar nesta Veneza um grande percurso pelos rios que banham todos os recifes e que nos mostra de perto as metrópoles mais antigas da nossa capital que têm construções portuguesas e em grande relação com o nosso povo e por isso foi criada a capital de Pernambuco e recebeu o carinhoso apelido de Veneza brasileira porque sua paisagem nos impressiona muito pelas margens dos famosos rios de nosso recife e quero dedicar esta história para sempre a todos que contribuiu para o desenvolvimento de nossa história e que o recife sempre será cercado por uma Veneza que talvez possamos ver sua cor esverdeada que se mistura com terras extensas e emaranhadas e água que sempre será chamada de Veneza brasileira e um forte abraço a todos, do escritor e olindense ao chamado Roberto Barros!

Por: Roberto Barros

ROBERTO BARROS XXI
Enviado por ROBERTO BARROS XXI em 04/05/2021
Código do texto: T7247842
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.