"AVENTURA" NA NEVE

"AVENTURA" NA NEVE

Neve parece engraçado nos filmes americanos e nas HQs, histórias em quadrinhos... não sei se aquele frio todo seja, para brasileiros, uma sensação agradável. Mesmo assim, centenas deles partem para estações de esqui, gastando fortunas ou, já vivendo nos "Estêites", tentam virar "yankees", uma vez ou outra. De férias (?!) nos Estados Unidos, em pleno verão no Rio, as irmãs cariocas Chrystina e Káthya tentavam ver graça naquele "colchão branco" gelado. Pelo menos a maior, "Kaká", estava conseguido, manhãzinha ainda, seus pais dormindo, percorreram shoppings até a madrugada.

-- "Quero voltar pro hotel, está muito frio" !, disse a menor.

-- "Claro, sua tonta, é neve... querias sentir calor, por acaso ? Vamos fazer bonecos, me ajude aqui" !

-- "Não vou entrar nessa brincadeira idiota... se você não fôr, volto sozinha" !, decide "Tina", amuada.

-- "Mas, acabamos de chegar" !

-- "Isso, pra você, "Kaká"... eu já estou de saída, não fico nem mais 1 minuto nessa "geladeira", não quero virar picolé" !, declara "Tina", revoltada.

-- "Daqui não saio, / daqui ninguém me tira" !, cantarolou "Kaká", ciente de que "Tina" não saberia voltar sozinha... deu azar, estava à beira de um declive com uns 2 metros de profundidade, quase um poço cheio de neve fofa. A pequena a empurrou de surpresa "ladeira" abaixo !

-- "Mas, o que é isso... ficou maluca" ?!

-- "Se quer ficar, então fique ! Vamos brincar de guerra e bola de neve" !

Voaram vários petardos de neve em direção a Káthya, que gritou desesperada:

-- "Hey, isso não é nada engraçado... vou te esganar, sua víbora ! Arranje uma escada, qualquer coisa, preciso sair daqui" !

-- "Eu, hein ?! Você pulou pra dentro, agora pule pra fora" !

-- "Você me empurrou, sua doida" !, e vendo que não conseguiria sair dali sozinha gritou por ajuda, arranhando no Inglês aprendido no Fisk, no London ou Cultura Inglesa:

-- HHEEELLP, anybody help me, pleeease" !

Um casal de gigantes, cabelos vermelhos, estendeu as mãos enormes e a puxou para fora, com extrema facilidade.

-- "Vou contar tudo pra mamãe, vais ficar de castigo século e meio" !

-- "Tudo o quê ? Você "escorregou" e caiu no buraco" !

-- "Sua bandida... você me paga" !

A mãe ouviu as duas meninas com espanto e, sem saber de que lado ficar, deu a sentença mortal:

-- "Vocês não podem ficar sozinhas 1 minuto sequer, portanto, ficam no hotel e só saem de lá comigo" !

-- "Mas isso não é justo" !, declaram ambas a um só tempo.

-- "O que não é justo é vocês estragarem as minhas férias e as do teu paí... agora, vão ver TV ou coisa assim" !

***** ***** *****

De volta ao Rio 40 graus, meio Janeiro, sol para todos, segundo domingo de praia, "Tina" quase sozinha e "Kaká" fazendo sucesso com as amigas teen, contando as maravilhas dos "Estêites", que viveu ou lera em revistas, trancada no hotel.

-- "Quero voltar pra casa, está muito quente hoje" !, sentenciou "Tina", morta de inveja da irmã mais velha.

-- "Fique na barraca, lá tem sombra" !

"Tina" encheu as mãos de areia, numa clara ameaça ao bronzeado de "Kaká".

-- "Se você fizer o que estou pensando, eu te afogo lá nas ondas, ouviu" ?!

"Tina" voltou pra barraca, a irmã falava sério, ía ser um longo dia... "merda, como é chato ser criança, porque a gente não nasce grande, logo" ?!, pensou.

O dia estava mesmo quente... pobre "Tina" !

"NATO" AZEVEDO (em 14/abril 2021, 5hs)