ELITE - Prefácio

O peito se inquieta. Empregar o termo “elite” em referência à classe economicamente dominante, não procede. O grupo que – ao longo da história – expropia pessoas e culturas de suas riquezas, dignidade e beleza, construindo seus impérios à custa dessas vidas, não merece ser tratado como o que há de melhor.

Elite se aplica sim, a mulheres ao redor do mundo, que enfrentam as mais brutais agressões, vencem as mais sangrentas batalhas, não para construir impérios, mas para criar vida, porque para elas sua trajetória só assim se justifica.

Eu tenho o privilégio de conviver com muitas delas, ter nascido e crescido em meio a elas, ter aprendido com suas práticas e teorias que, para sobrevivermos neste mundo, é preciso coragem - mesmo nas horas do medo, força - ainda quando nossas fraquezas aparecem, esperança em meio às barreiras que se erguem tentando nos impedir a caminhada.

São elas que me inspiram a escrever, a ousar, na tentativa de transformar em palavras a poesia da sua luta. Por tudo isso, é a elas que dedico essa prosa, agradecendo por tudo que me ensinam todos os dias.