Se Achando

25.03.2021

348

Comecei há duas semanas a fazer ioga para destravar meu velho corpo gasto. As aulas são dadas no gramado de uma casa de frente à praia em que nado quase todos os dias. A professora, com toda a sua flexibilidade e leveza, que invejo, faz as posições de maneira fácil e tranquila; eu, faço as minhas travadas e sonoramente doloridas. Não tem como comparar as nossas idades, claro.

Sinto que o meu esqueleto está se alongando, pois a força da gravidade é inevitável e presente a cada minuto de nossas vidas. E com a degeneração de nossos ossos, cartilagens, músculos, tendões por tantos anos de uso e abuso, não há como não ficarmos com os ombros caídos e o corpo travado e curto. Estou ficando mais alongado e flexível, até crescendo em altura alguns imperceptíveis milímetros.

Assim, fui fazer a prática naquele dia com a minha esposa. Antes da aula, nadei no mar com ela caminhando na praia, me acompanhando. O dia estava nublado e abafado, com o mar calmo como uma piscina. Ao sair da água fomos para a aula. No portão de acesso ao local da aula, ela me deixou e foi andar na orla.

Cumprimentei a mestra e começamos a nossa sessão. Fomos fazendo os exercícios de alongamento, respiração e equilíbrio. Uma parte deles em pé, outra deitados. Eu seguia com meus murmúrios de dores em alguns deles, principalmente nos da região das pernas, bacia, lombar e coluna. Ou seja, tudo doía.

Fiz um alongamento de coluna sentado com as pernas esticadas, estendendo os braços até os pés, tentando encostar o queixo nos joelhos. Ela me ajudou empurrando o meu tronco contra as minhas pernas. Fui respirando e deitando até conseguir colocar o meu rosto entre os joelhos.

-Muito bom! Parabéns! Está ficando um garotão mesmo, hein! – diz ela animando-me.

-Menos “mestra”. Garotão dolorido, isso sim.

-Nada. Está muito bem. Tem jovem que não consegue fazer.

Depois, na posição com os pés e braços apoiados pelos cotovelos no chão, pernas em ângulo reto com o tronco, fui levantando o quadril alinhado com a coluna como uma mesa humana, para alongar a região da coluna, quadril e lombar.

-Está muito bom. Respire profundamente, expire e solte o tronco até o chão. Refaça novamente – diz a professora.

Ao repetir, senti que a minha perna esquerda fisgara. Uma câimbra apareceu na parte posterior da coxa fazendo com que a levantasse e esticasse, mantendo-a elevada para aliviar a dor.

-Opa, tá se achando, é? Fazendo posições mais difíceis, hein? – brincou ela comigo.

-É câimbra!

-Câimbra?

-Sim. Não estou me achando não, é câimbra mesmo – respondo com voz lamuriosa.

Rimos com prazer e paramos um pouco a sequência dos exercícios, pois foi hilário. Coisas de terceira idade! Mas com câimbra não dá para se achar não, pois dói.

Venda do meu livro *VIM, VI E GOSTEI* :

MAGAZINE LUIZA (físico)

https://www.magazineluiza.com.br/livro-vim-vi-gostei-viseu/p/ka747j24he/li/coec/

AMAZON (físico e digital)

https://www.amazon.com.br/Vim-gostei-Fernando-Ceravolo-FIlho/dp/655674574X/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=9786556745749&qid=1610107259&s=books&sr=1-1

SUBMARINO (físico)

https://www.submarino.com.br/produto/2728986669/livro-vim-vi-gostei?pfm_carac=9786556745749&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page

GOOGLE (digital)

https://play.google.com/store/books/details?id=A1kXEAAAQBAJ&gl=br

BARNES&NOBLE (digital)

https://www.barnesandnoble

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 26/03/2021
Reeditado em 26/03/2021
Código do texto: T7216540
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.