O cão de Tobias na Bíblia grega, em literatura sapiencial. Interessante! _ Dom Bosco tinha o Grigio... -- Ulisses reconhecido pelo velho cão Argos na mitologia

“A meditação não é um meio para chegar a Deus, mas um fim. A finalidade da meditação é o amor a Deus e ao próximo.”

São Padre Pio de Pietrelcina"

___________

PESSOAS E CACHORROS

Aos que respeitam a Vida!

J B Pereira. In: Momentos poéticos (2006)

Todos têm o direito à vida e ao cuidado!

Como se parecem os homens e cães!

Gostam de carinho e alimento.

Gostam de carícia, atenção...

Divinópolis, cidade de muita gente!

Divinópolis, cidade de lindos cães!

Eles estão por aí, em todo lado...

Aparecem de repente, ali há um abandonado, atropelado...

Há mendigos nas praças e alguns cachorros sem dono.

Há gente correndo a passos largos e logo atrás um cãozinho,

abanando o rabinho pedindo um pouco de pão...

Há cão de todo jeito e gosto.

Há gente de todo lugar e rosto.

Uns dormem como podem...

Há gente vivendo como cão, sem teto, emprego e alimentação.

Há cão tratado como gente, por pessoas de bom coração.

Faz falta um canil para acolher tanto cão.

Faz falta um abrigo para alguns irmãos vindos sei lá de onde.

Talvez do sertão e de algum cantão.

Talvez são animais e mendigos sumidos e outros fugidos,

cães sem coleiras, sem carão de vacinação...

Pessoas de olheiras, sem trabalho, sem mínima estruturação...

Os divinopolitanos não sabem o que fazem

com tanto cão e com seu irmão.

____________

Autor: J B Pereira

01/03/2021 19:56 - J B Pereira

[13:07]

"MOMENTOS POÉTICOS - J B PEREIRA - 2006 - Divinópolis, MG. 64 p. Poemas e sonetos. Ref. bibliográfic" https://www.recantodasletras.com.br/e-livros/6549153

Primeiro livro o lancei em homenagem ao meu filho Lucas (ainda bebê, ao nascer), após o milagre de sua recuperação total no UTI com pneumonia em 1998.

Depois de 24 dias na Santa Casa de Misericórdia de BH, MG, eu o levei para casa, claro, antes fez o teste do pezinho.

O Livro foi realizado para agradecer a Deus, a Jesus, a Virgem Maria, São José pela cura de meu filho no UTI, BH em MG.

https://www.recantodasletras.com.br/e-livros/6549153

_____________

Tobias, 6 - Bíblia Católica Online

Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/tobias/6/

O cão de Tobias na Bíblia grega, em literatura sapiencial. Interessante!

J B Pereira

22/03/2021.

Quem não gosta de cão? Quem lembra de um cão de que gostava na infância? Ou seu cão em casa e suas peripécias? Quem não riu, chorou e defendeu ou foi mordido pelo seu cão querido?

O cão é tão família e quando morre, a gente tente demais!

Tive a ideia de eternizar os cães da família com dedicatórias assim: " ... ao meu dileto filho Lucas Delvechio Trindade Pereira e o Bilu, (...) a Célia Alves Trindade e Megue Luce..." Bilu e Megue Luce são macho e fêmea da nossa família. Bilu é o viralata; Megue é cadela pedigree.

Ainda há outro cães que marcaram a minha história, aos poucos, vão deles me lembrando...

Um deles é o Beethoven, o cão do Herbert de Divinópolis, que tinha este cão, que ficava rondando de dia e de noite uma certa de rede forte, de um lote que foi emprestado ao Herbert para cuidar, um lote grande. O Beethoven, saia da casa do seu dono Herbert Ladislau por um buraco feito no muro de lajotas de cimento ou de barro. Mas, as vezes, conseguia fugir e ficava no bairro a passear. E tinha muito medo do dono. E eu tentei colocar o Beethoven no meu fiat azul escuro. Mas, este cão não entrou. Parece que nunca tinha entrado em um carro. Até quis me morder. Só ensaiou morder, e se acalmou. E eu o levei pela coleira até ao Herbert e o cão tremendo entrou em casa do dono e foi direto ao quintalzinho, alimentou-se e saiu pelo tal buraco acima dito que ligava a casa ao lote ao fundo. Tempo bom para lembrar do bom Beethoven.

Diante do apartamento de Jaguariúna, na janela, vejo o mendigo deitado debaixo de frondosa árvore copada, em cimento duro e escada, mas com dois cães, preto e preto.

Vejo o passado, nosso cão Bilu (ouvimos equivocadamente Milu do Tim Tim, é o chamamos de Bilu), que depois de dois anos, morreu.

Agora, o presente (2019 a 2021), o vizinho com o Pele, o cão pretinho, que gosta demais. Ambos já morreram doentes.

No dia da morte do nosso preto caã o Bilu, chegamos em casa, chorosos, eu e minha esposa, e sentimos confortados com um aviso: a linda e preta borboleta estava à janela. Um mistério!

Em Minas Gerais, tive cães amigos: na infância: Diamantina; na Vida adulta, o cão de meu filho o Bilu (que virou até poema de meu filho quando este tinha seus 6 anos de idade) , em homenagem ao "As Aventuras de Tintim e Milu". Eu e meu garoto sempre víamos esse desenho animado tão bom... a música é inesquecível! E também os latidos do Milu !

https://www.tintimportintim.com/2008/08/milu-o-fiel-companheiro.html

Na minha escola, foram criados 3 cães (Doxter, o preto cabeçudo e a cadela Savana, que já morreu doente), acostumaram-se lá, eram do caseiro e da família dele.

Após mudarem-se no bairro da escola, continuavam ir todos os dias, porque dois dos filhos do casal ainda eram alunos da nossa escola.

Mas, não podíamos mais aceitar que os cães ficassem no estacionamento da escola, porque matavam gatos e galinhas.

Não tinham sido acostumados com outros animais com eles, isso era ruim... Eram mansos, só a noite protegiam a escola. Além de lindos, eram mansos, e gostava o Doxter de ficar em cima do muro da escola às vezes, é claro!

Séculos se passaram, o cão foi domesticado e se tornou o cão-amigo do homem em todos as culturas e altitudes e latitudes.

Li, agora, em Tobias, que o cão da família seguiu ao Tobit em viagem...

Tobias 6, 1. " Tobias partiu, pois, em companhia do anjo. Também o cão foi atrás deles. Deteve-se na primeira parada à beira do rio Tigre."

Tobias, 6 - Bíblia Católica Online

Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/tobias/6/"

Por única vez aparece... Isso me vez pensar, por quê?

Porque era a suprema vontade de Deus, em cada detalhe da viagem e a Divina Providência tudo planejou para o sucesso e segurança da vida e da viagem de Tobias filho na viagem:"o cão ria atrás deles", a companhia do arcanjo Rafael (com o nome de Azarias), a parada no Rio Tigre, onde Tobias pega o peixe sob orientação do anjo e retira o fel, o coração e fígado... remédios divinos necessários contra o demônio (Asmodeu - contra o casamento ... de Raquel e os pretendentes dela) e a cegueira.

O anjo Rafael perseguiu no Alto Egito e prendeu Asmodeu entre correntes em Tobias 8, 3b.

2. "E Tobias, fiel às indicações do anjo, tirou do seu alforje uma parte do fígado e o pôs sobre brasas acesas.

3. Nesse momento, o anjo Rafael tomou o demônio e prendeu-o no deserto do Alto Egito."

Tobias, 8 - Bíblia Católica Online

Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/tobias/8/

Há o caso do determinado rei Acabe , teimoso, que morreu, e o cão o lambia a seu sangue na carruagem em 1 Reis 22,35-40. ("O sangue que saía da sua ferida escorria no fundo do carro."), profecia de Micaías, filho de Imlá...

"Micaías profetiza contra Acabe 1 Rs 22.1-28 (2 Cr 18.1-27)

35 "A batalha ia-se tornando cada vez mais intensa, à medida que o dia avançava. Tiveram que manter o rei Acabe de pé no seu carro diante dos arameus. O sangue que saía da sua ferida escorria no fundo do carro. Finalmente, ao anoitecer, morreu.

36 Estava o Sol a pôr-se, quando começou a correr a notícia por entre as tropas: “Acabou-se, voltemos para casa!

37 O rei morreu!” O seu corpo foi levado para Samaria e enterrado ali. 38 Quando o carro e a armadura foram lavados junto dum poço em Samaria, onde as prostitutas se lavavam, os cães vieram e puseram-se a lamber o sangue do rei, tal como o Senhor dissera que haveria de acontecer.

39 O resto da história de Acabe, incluindo a descrição do seu palácio de marfim e as cidades que construiu, está escrito no Livro das Crônicas dos Reis de Israel.

40 Acabe foi sepultado junto dos seus antepassados. Acazias, seu filho, tornou-se o novo rei de Israel."

1 Rs 22.1-28

___________

D. Bosco tinha um cão protetor: Grigio

D. Bosco tinha cão protetor e a família salesiana pela causa da igreja e dos menores...

Tenhamos paciência, solidariedade, perdão, partilha, respeito a todos acima das ideologias e partidos e crenças ou grupos religiosos ...

J B Pereira

22 de Março, 2016•Salesianos•Sabias que...

Sabias que D. Bosco tinha um cão protetor que aparecia sempre que ele corria perigo?

O seu nome era Grigio - o Pardo e chegou a salvar D. Bosco do ataque de um bandido e a “impedi-lo” de sair de casa numa situação de perigo de morte.

A última vez que D. Bosco o viu foi em 1866.

https://www.salesianos.pt/dossiers/sabias-que/sabias-que-d-bosco-tinha-um-cao-protetor-que-aparecia-sempre-que-ele-corria-perigo/

https://www.recantodasletras.com.br/juvenil/7211642

___

O CASO ASSOMBROSO DO GRIGIO

Miguel Carqueija

"(...) Durante os primeiros dias de seu ministério ele correu perigo tanto por causa de bandidos, que pensavam que ele tinha dinheiro, como por parte de comerciantes e funcionários públicos da cidade, que se ressentiam de suas tentativas de organizar e educar sua futura mão-de-obra barata. Ao longo dos anos, Dom Bosco sobreviveu a diversos atentados contra sua vida. Eles poderiam ter sido bem-sucedidos não fosse pelas repetidas - e quase inexplicáveis - intervenções do enorme Grigio. Quando Bosco estava em perigo, o grande cachorro aparecia do nada para perseguir seus atacantes.

Assim que a ordem era restabelecida, ele simplesmente se virava e ia embora.

Com o passar dos anos, a reputação de Bosco cresceu e nem ladrões nem funcionários locais ousavam tocá-lo. O poderoso Grigio, que sempre era atraído pelos problemas, simplesmente desapareceu, sem nunca mais ser visto."

(100 Cães Que mudaram a Civilização - Os Cães Mais Influentes da História, de Sam Stall - editora Prumo Momentos)

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-religiao-e-teologia/5828914

O cão de Ulisses - ao fim destaca a presença de Argos em Ítaca...

Autora e interprete de conto: Larissa Castro Ortiz

Um cão que aguardava seu dono há anos, desde quando Ulisses partira para a guerra contra Troia. E nunca mais voltara, até que um dia, Argos já cansado, deitado, com os pelos já envelhecidos, escutava passos.

Mas, para ele, aqueles passos já eram inconfundíveis e logo suas orelhas e levantavam e seu rabo disparava esperando que fosse mesmo Ulisses, seu dono, o único que Argos ficava com a euforia ao ver.

Então, quando Ulisses se aproximava e olhava para Argos, aquela voz e olhares eram inconfundíveis naquele corpo de Velho em Ítaca. Argos tinha certeza de que, em sua frente, estava seu tão amado dono.

Seu coração palpitava e pulsava tão depressa, deixando a emoção tomar conto de seu corpo e Argos, já muito gasto, falecia diante de tamanha emoção ao ver quem ele tanto esperou por anos.

___________________

A CAVERNA DE ZEDEQUIAS

https://setimodia.wordpress.com/2008/10/20/a-arca-da-alianca/

Dr. James Turner Barclay era um americano que trabalhou como médico e missionário em Jerusalém de 1851 a 1857. Ele ainda é conhecido (entre outras coisas) por ter redescoberto um portão de entrada para o local do Templo, assim recebeu o nome de “Portão de Barclay”.

Dr. Barclay freqüentemente andava com seu cão nas áreas ao redor da cidade velha. Num domingo do inverno de 1854, ele foi caminhar ao longo do muro norte da cidade velha de Jerusalém.

De repente, seu cão desapareceu, e Dr. Barclay assobiou para ele.

O cão não veio, e o filho de Dr.Barclay que o acompanhara começou a procurar o animal. Ao olhar ao longo a parte da pedreira onde o muro norte foi construído, achou um buraco fundo por onde eles ouviram o cachorro latir dentro da caverna.

Assim esta enorme caverna foi redescoberta. Durante séculos acreditava-se que a entrada da Caverna de Zedequias havia sido bloqueada pelas construções de pedra."

FONTE:

https://setimodia.wordpress.com/2008/10/20/a-arca-da-alianca/

_________

Argos, o cão de Ulisses, de Homero, cerca de 850 a. C., Jônia.

J B Pereira em 17/10/2013

Interpretação a partir do Conto Argos, o cão de Ulisses, de Homero, cerca de 850 a. C., Jônia. Trad. Carlos Alberto Nunes. In. MOREIRA DA COSTA, Flávio (Org.) Os melhores contos de cães e gatos. Ediouro, 2009, p. 19-20.

Larissa Castro Ortiz e Conto Argos, o cão de Ulisses, de Homero, cerca de 850 a. C. e Jônia. In. MOREIRA DA COSTA

Enviado por J B Pereira em 17/10/2013

Código do texto: T4529900

Classificação de conteúdo: seguro

https://www.recantodasletras.com.br/redacoes/4529900

J B Pereira e https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/tobias/6/
Enviado por J B Pereira em 22/03/2021
Reeditado em 07/04/2021
Código do texto: T7213329
Classificação de conteúdo: seguro