1154-O PEPINO SIAMÊS - auto-biografico

O PEPINO SIAMÊS

Pode parecer ao leitor que seja um grande “abacaxi”, um problema com algo relacionado à terra de Sião; ou, para os mais ligados aos produtos da horta, uma nova variedade de pepino.

Antes de entrar na explicação preciso contar que, em função da pandemia do COVID 19, em 2020, passei a residir, com minha esposa, em sítio rural no município de Brumadinho.

Ao pé da Serra da Moeda, o sítio tem solo pedregoso e inapropriado para cultivo de qualquer coisa. É preciso muito esterco de curral, adubo e correção de solo, fazendo que o cultivo de uma horta seja difícil e oneroso.

Mesmo assim, encarei os trabalhos de uma horta. Muito difícil no início. Entretanto, fui progredindo. E tive a grata surpresa de ver que as sementes do pepino caipira germinavam com rapidez e logo tinha uma leira de mais ou menos vinte pés, que passei a tratar com maior desvelo.

Cresceram rapidamente, exigindo a feitura de um suporte vertical, feito de bambus, para que as ramas lançassem as gavinhas e os brotos, repletos de flores amarelas, pequenas, que logo se transformavam em pepininhos.

Os frutos cresceram rapidamente. Todos os dias em passava pela leira, examinava a firmeza dos bambus, e examinava os pés, as flores, os pequenos pepinos.

Em breve, passei a colher os pepinos, e a consumí-los em exageradamente, pois são gostosos, tenros, de sabor suave e crocantes ao serem mastigados.

Uma delícia!

Cheguei até a fazer um dia de “Jejun do Pepino”, isto é, passei 24 horas comendo apenas pepino e tomando água.

— É excelente para desintoxicar o organismo e queimar os radicais livre.

Gostei demais. Recomendo a quem gostar de pepino e desejar dar um descanso ao estômago e intestinos.

Voltemos ao pepino siamês.

Por mais atenção que desse às plantas, às flores e aos frutos, examinando diariamente o renque de pepineiros, não tive oportunidade de ver alguma inflorescência diferente; eis que certo dia vi um pequenino pepino com um formato diferente. Isto é, eram dois pepinos unidos em um lado, de alto a baixo.

Intrigado, comentei com amigos e a vizinhança. Nunca ninguém tinha visto coisa igual. Fui ao Google, que jamais registrou coisa semelhante.

Os pepinos gêmeos cresceram unidos. Cresceram como os demais, isto é, atingiu o comprimento de 25 centímetros e a largura de 16 cm!

Dei-lhes o nome de Pepino Saimês, numa alusão aos famosos irmãos Siamêses, que eram unidos pelos abdomes e assim viveram por toda a vida.

Esta é minha história de um cuidador de horta principiante. Ao relatá-la ao meu amigo Nicola Gambetta, ele se saiu com este comentário:

“Se non é vero é bene trovatto!”.

Antonio Roque Gobbo

Serra da Moeda,14 de novembro de 2020.

Conto # 1154 da Série Infinitas Histórias

.....................

Os contos relacionados à minha residência no Sitio Estrela:

1.153 – Morando Na Roça

1.154 – Pepino Siamés

Idéias

Morada provisória na casa de Cecilia e Lenine

Novo Carro

Nova casa

Queimada na Serra da Moeda

Tempestade

Cuidando da Horta

Horta nova no Baixo Bananal

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 13/03/2021
Código do texto: T7205739
Classificação de conteúdo: seguro