40 Anos de Obra

107

Eram três: dois irmãos, Zezinho e Osmar, e um amigo, "Neguinho". Estavam executando a reforma que eu acompanhava na Serra da Mantiqueira Mineira, na divisa com nosso estado. Zezinho, o chefe e faz tudo: pedreiro, carpinteiro, eletricista; Osmar, demolição, pintura, carpintaria também, e "Neguinho" - o servente. Brincavam uns com os outros o dia todo. Qualquer assunto era motivo de risadas, gozação entre eles. Falavam daquela forma característica dos mineiros interioranos, comendo e juntando as palavras, engolindo, melhor dizendo: eu não entendia nada!

Iniciava os trabalhos com eles - foram indicados e exigidos pelo proprietário - trabalhavam sempre para ele, de sua total confiança. O caseiro do local, era irmão dos outros dois irmãos. Tudo em família! Preocupava-me essa ligação direta com o "dono", pois poderiam não aceitar minhas decisões ou tratar direto os assuntos com ele.

Os trabalhos seguiam enroscados em uma demolição inesperada, de estrutura em concreto armado, pilares principalmente, robustos e superdimensionados que encontramos embutidos nas paredes, atrasando o andamento previsto.

-"D'va praconstrui uprédionela, so!" - comentou "Zézin"

-Pois é, em quase quarenta anos de obra, nunca vi prédio tão reforçado como esse! - respondo.

-"Tempin né!"

-Sim, bastante!

-"O Neguin tumen tem carentano diobra, né Neguin?" -replica Osmar, o mais brincalhão deles, com um sorriso maroto no rosto, olhando-me.

-É mesmo! Puxa vida bastante tempo também, parabéns! - digo-lhe, com intuito de descontraí-lo: era de pouca ou nenhuma palavra.

-"Quarentanod'obra i nun saiu dissonão, so! Nun meiora mais não, tem tempomais né! " - diz '"Zézin", rindo junto com o irmão. "Neguinho" ri fraco. Eu vejo que usaram meu "gancho" para me gozarem também; sorrio amarelo...

Os trabalhos continuaram e tempos depois ocorreu um problema de marcação de uma base, já pronta para ser concretada, com diferenças de medidas e indefinições de projeto.

-Vamos ter que remarcar essa base - falo com Zezinho e para os outros dois. Eles me olham e se entreolham com aquele olhar de zombaria e gozação, eu percebo e antes de qualquer "graça" deles, retruco:

-Pois é, quarenta anos de obra, acontece né... - rindo para eles, que também gargalham.

-" P'lomeno o sinhô si formo né!" - me fala Osmar olhando para "Neguinho". Rimos gostosamente os quatro.

Esse fato nos aproximou, descontraiu o ambiente e fez com que os trabalhos seguissem de uma forma mais interativa e "desestressada".

Depois disso, qualquer probleminha que aparecia, vinha...."quarenta anos de obra, é?"

Venda do meu livro *VIM, VI E GOSTEI* :

MAGAZINE LUIZA (físico)

https://www.magazineluiza.com.br/livro-vim-vi-gostei-viseu/p/ka747j24he/li/coec/

AMAZON (físico e digital)

https://www.amazon.com.br/Vim-gostei-Fernando-Ceravolo-FIlho/dp/655674574X/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=9786556745749&qid=1610107259&s=books&sr=1-1

SUBMARINO (físico)

https://www.submarino.com.br/produto/2728986669/livro-vim-vi-gostei?pfm_carac=9786556745749&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page

GOOGLE (digital)

https://play.google.com/store/books/details?id=A1kXEAAAQBAJ&gl=br

BARNES&NOBLE (digital)

https://www.barnesandnoble.

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 12/03/2021
Reeditado em 12/03/2021
Código do texto: T7205235
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.