A Queda da Mala

27/02/2021

338

Fui visitar minha mãe em São Paulo de moto. Fiz todos os preparativos no dia anterior, um sábado. A mala, uma daquelas duras, com rodinhas de se levar puxando, fixei-a no bagageiro da moto com uma “aranha”, ou rede, e tensores, elásticos. A rede estava um pouco desgastada, mas com os tensores, ficou firme. Um trambolho, parecendo que estou de mudança.

No dia seguinte, domingo, saí às cinco horas da manhã para a longa viagem de 800 quilômetros. Cruzei o centrinho da nossa praia, segui em direção à via principal até a saída da ilha de Florianópolis, acessando à estrada para Curitiba. O dia amanhecia limpo, com a noite clareando com o reflexo do sol crescendo no horizonte, quando escutei um barulho forte e o som de alguma coisa sendo arrastada. Tateie a mala e nada, ela não estava mais atrás de mim. Assustei e parei em um ponto de ônibus, ainda iluminado.

Desci da moto com a mala no chão presa por um dos elásticos salvadores.

-Caramba, será que vou começar a viagem com problemas logo no inicio? Se não fosse esse extensor, a mala já era.

Avaliei a situação: a mala estava com o seu fundo ralado e um furo. A aranha, com alguns ramos esgarçados, mas poderia ser usada junto com os elásticos, refazendo a carga. Volto para casa e troco de mala , ou não? Decidi ir assim mesmo. Montei novamente a carga com a “mala” danificada, que durou quase uma hora. Às 6:00 horas retomei a viagem.

Foi tranquila, com a “mala” firme. O dia se manteve claro e límpido, quente, chegando às 14:00 horas. Fui bem.

Passaria dois dias na Capital, revendo meus dois filhos e amigos. Alguns compraram o meu primeiro livro e os autografaria aproveitando a ida, encontrando-me com eles. Depois, iria para o interior, Holambra, a cidade das flores, onde mora minha irmã. Minha mãe está lá também, em uma casa de saúde de holandeses, ótima. Fazia mais de três meses que não via a família. Muitas saudades.

Mas antes, tinha que resolver o problema da “mala”, pois não viajaria com a ralada, já que ao abri-la, os zíperes se soltaram, não tendo mais como fechá-la. Teria que comprar outra, mais simples, de tecido, se possível impermeável, do tipo sacola de ir ao clube ou academia. Dura, nunca mais. Aliás, ao contar o fato para a minha mulher por telefone, tive que aguentar o seu comentário sarcástico: “Eu sabia que isso ia acontecer, ela é dura e fica balançando, mas não quis te falar. Como você é motociclista e engenheiro...”

Então, no dia seguinte, fui pela manhã a pé à loja Americanas na Rua Augusta, ver se encontraria alguma coisa; nem mala ou sacola tinha lá.

Saí da loja e decidi subir a Rua Augusta até a Avenida Paulista, pois sabia que havia o shopping dos coreanos, onde poderia encontrar uma sacola boa e barata.

Iniciei a subida andando calmamente, tinha tempo. Observei as muitas placas de aluga-se e vende-se nas portas das lojas fechadas, e muitas construções em lançamento e em andamento. Espantaram-me as duas situações.

Cheguei à esquina da Alameda Santos com a Augusta, no topo da subida, e vi onde era o antigo e tradicional restaurante Galeto’s, fechado. Não acreditei. Fui até lá. Ficava no térreo de um edifício, com o salão todo envidraçado, agora coberto por um plástico preto. A sua entrada era ao lado da do prédio, e um senhor que deveria ser o Zelador, acompanhava uma entrega para o condomínio.

-Bom dia. O Galeto’s fechou? – Perguntei-lhe.

-Bom dia. Sim, faz mais de ano.

-Incrível! Ele era bem antigo e frequentei muito nos anos 80. O da Santos perto do Trianon também fechou?

-Sim, todos fecharam por causa da pandemia, faliu – respondeu.

-Pois é, subi a Augusta a pé agora e vi muitas lojas com placas de aluga-se e vende-se. E muitos prédios em construção – completei.

-As construtoras estão fazendo a festa. As pessoas não conseguem alugar, as lojas fechando, os impostos são altos, e acabam vendendo por preço de banana. Aqui no prédio tem muita sala vazia, desalugada.

-Obrigado. Boa sorte – despedindo-me.

Na esquina, tirei algumas fotos do local. Fiquei ali olhando parado por um tempo, e muitas lembranças reavivaram na minha memória daquela época. Frequentávamos mais o que ficava perto do Parque Trianon, íamos aos domingos com os dois meninos, pequenos ainda. Gostávamos do “galetinho” com polenta frita. Era muito gostoso, sequinho e crocante, e eles adoravam principalmente a polenta. Brincávamos bastante, os três. Eu tinha a mania de, enquanto esperávamos os pratos, fazer bolinhas de guardanapo de papel, tentando acertar o copo deles como cesta de basquete, e eles o meu, acabando em uma enorme guerra entre nós, cada um querendo acertar o copo do outro. Era uma farra, de gostosa alegria e lembrança. A mãe ficava tentando nos controlar, sem sucesso. Às vezes, outras mesas com crianças copiavam a nossa brincadeira, para a “alegria” dos pais. Em um domingo, almoçávamos lá e ouvimos um falar alto e agressivo, xingamentos e o som de cadeiras derrubadas, copos quebrando, talheres ao chão: dois garçons brigavam no fundo salão engalfinhados, rolando no chão; uma loucura. Mas nada tivemos com esse fato. Foram bons, muito bons nossos momentos no Galeto’s.

Continuei a caminhada até o Shopping Center Três, na Avenida Paulista, procurando alguma loja de malas e sacolas. O dos coreanos estava fechado. Encontrei uma onde havia malas, mas sem sacolas. A atendente me indicou uma loja na rua junto à saída nos fundos do Shopping.

Lá, encontrei a que procurava: uma sacola boa e barata, que comprei. Joguei fora a “mala”. Fiz a montagem da nova no bagageiro da moto, que ficou compacta e firme. Perfeito.

Assim, de sacola nova, fui ver minha mãe e irmã, e depois, voltei para “Floripa”. As inesquecíveis lembranças do Galeto’s, se não fosse pela queda da “mala” no início da viagem, não seriam reavivadas na minha memória. Uma pena que fechou. E a queda da mala, teve a sua função, fora a de ser uma "mala".

Venda do meu livro *VIM, VI E GOSTEI* :

MAGAZINE LUIZA (físico)

https://www.magazineluiza.com.br/livro-vim-vi-gostei-viseu/p/ka747j24he/li/coec/

AMAZON (físico e digital)

https://www.amazon.com.br/Vim-gostei-Fernando-Ceravolo-FIlho/dp/655674574X/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=9786556745749&qid=1610107259&s=books&sr=1-1

SUBMARINO (físico)

https://www.submarino.com.br/produto/2728986669/livro-vim-vi-gostei?pfm_carac=9786556745749&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page

GOOGLE (digital)

https://play.google.com/store/books/details?id=A1kXEAAAQBAJ&gl=br

BARNES&NOBLE (digital)

https://www.barnesandnoble

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 01/03/2021
Reeditado em 01/03/2021
Código do texto: T7195956
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.