O PRESIDENTE E O DELEGADO

Entre as décadas de 50 e 60 morávamos no Distrito de Laranjeiras, Banabuiu, pertencente ao Município de Quixadá, Ce.

Meu avô o fazendeiro GEMINIANO CORREIA NOBRE, por ser muito conhecido na redondeza, era muito procurado por políticos da época para ajudar nas campanhas eleitoral, principalmente dos candidatos à Prefeitura de Quixadá.

Devido essa influência política, era conhecido por toda a região como Cel. GEMINIANO.

Na campanha para Prefeito de Quixadá no ano de 1950,

ele trabalhou para eleger o amigo e então candidato

Sr. ELIEZER FORTE MAGALHÃES, portanto ele ia sempre a Quixadá visitar eleitores e participar de reuniões do partido do referido candidato.

Naquele mesmo ano esteve em campanha no Estado do Ceará, mais precisamente em Fortaleza, o então candidato a Presidente da República Sr. GETÚLIO VARGAS, o qual no Estado do Ceará teve o apoio do também candidato ao Governo do Ceará, sr. FAUSTINO DE ALBUQUERQUE, o qual foi eleito.

Foi nessa época que meu avô GEMINIANO, acompanhado do Prefeito de Quixadá e demais correligionários estiveram em Fortaleza, para acompanhar a comitiva do então candidato GETÚLIO VARGAS.

Segundo relato de meu pai ZUCA NOBRE, ele participou da comitiva e em um dos encontro aqui em Fortaleza, teve a oportunidade de falar com o candidato GETÚLIO VARGAS, ocasião em que pediu para que ele fosse padrinho de seu filho que ia nascer, foram assim suas palavras:

" Senhor Presidente, sou o delegado nomeado do distrito de Laranjeiras, faço parte da comitiva de Quixadá, que trás aqui seu apoio à presidente e gostaria muito, seria uma honra, que o senhor aceitasse ser padrinho de meu filho que vai nasceu".

Segundo ZUCA NOBRE de pronto o presidente aceitou, dizendo:

" Eu não posso vim, mas vou mandar a Procuração para o Governador ".

Quando meu pai ZUCA NOBRE contou essa história, para família NOBRE, um "Fato Histórico", eu perguntei a ele, e aí pai, qual foi sua reação, quando ele aceitou, respondeu ele : "fiquei alegrei, dei a mão pra ele e agradeci".

Moral da História

Até aquele momento meu pai não sabia o sexo do filho que ia nascer.

Dois meses depois chegou as mãos do governador um telegrama do comitê do candidato GETÚLIO VARGAS, que consequentemente foi enviado ao prefeito de Quixadá, chegando as mãos de meu avô GEMINIANO.

No mês de agosto do ano seguinte, o presidente já eleito, nasceu sua afilhada, que foi batizada como o nome de MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO, por procuração, sendo o presidente representado pelo Prefeito de Senador Pompeu o Sr. ANTÓNIO SOARES, local onde ela nasceu e foi batizada.

Esse telegrama, segundo minha mãe, estava com ela, juntamente com outros documentos, porém desapareceu de um baú que ela tinha, talvez face as inúmeras mudanças que fizemos.

Minha mãe, quando contava essa história dizia, se algum dia vocês forem em Senador Pompeu, pegue uma cópia do batistério na igreja local, aonde ela foi batizada e nesse documento costa como padrinho o Presidente da República GETÚLIO VARGAS representado pelo Prefeito ANTÔNIO SOARES.

Um fato históricos, da SAGA DA FAMÍLIA NOBRE.

Esse episódio foi narrado por meus pais, ja falecidos, porém não tenho registros que comprove o citado telegrama, contudo, segundo minha irmã mais velha Eduvirges Nobre, hoje com 76 anos, chegou a ver, quando era jovem o telegrama, que minha mãe guardava com muito carinho, todavia, referido documento histórico, juntamente com outros documentos desapareceram de um baú que minha mãe tinha, como já declinei anteriormente.

Os personagens principais desse CONTO já faleceram, porém MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO, no caso a minha irmã número 02, estar atualmente com 70 anos de idade é viuva e mora em Fortaleza- CE.

CONTO de Edilberto Nobre baseado em fatos reais.

22.02.2021