Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O PRESIDENTE E O DELEGADO

Entre as décadas de 50 e 60 morávamos no Distrito de Laranjeiras, Banabuiu, pertencente ao Município de Quixadá, Ce.

Meu avô o fazendeiro GEMINIANO CORREIA NOBRE, por ser muito conhecido na redondeza, era muito procurado  por  políticos da época para  ajudar nas campanhas  eleitoral, principalmente dos candidatos à Prefeitura de Quixadá.

Devido essa influência política,  era conhecido por toda a região como  Cel. GEMINIANO.

Na campanha para  Prefeito de Quixadá no ano de 1950,
ele trabalhou para eleger o amigo e então candidato
Sr. ELIEZER FORTE MAGALHÃES, portanto ele ia sempre a Quixadá visitar eleitores e participar de reuniões do partido do referido candidato.

Naquele mesmo ano esteve em campanha no Estado do Ceará, mais precisamente em Fortaleza,  o então candidato a Presidente da República Sr. GETÚLIO VARGAS, o qual no Estado do Ceará teve o apoio do também  candidato ao Governo do Ceará,  sr. FAUSTINO DE ALBUQUERQUE, o qual foi eleito.

Foi nessa época que meu avô GEMINIANO,  acompanhado do Prefeito de Quixadá e demais correligionários estiveram em Fortaleza,  para acompanhar a comitiva do então candidato  GETÚLIO VARGAS.

Segundo relato de meu pai  ZUCA NOBRE, ele participou da comitiva e em um dos encontro aqui em Fortaleza,  teve a oportunidade de falar com o candidato GETÚLIO VARGAS,  ocasião em que pediu para que ele fosse padrinho de seu filho que ia nascer, foram assim suas palavras:

" Senhor Presidente, sou o delegado nomeado do distrito de Laranjeiras, faço parte da comitiva de Quixadá, que trás aqui seu apoio à presidente e gostaria muito, seria uma honra, que o senhor aceitasse ser padrinho de meu filho que vai nasceu".

Segundo ZUCA NOBRE de pronto o presidente aceitou, dizendo:

" Eu não posso vim, mas vou mandar a Procuração para o Governador ".

Quando meu pai ZUCA NOBRE contou essa história,  para família  NOBRE,  um "Fato Histórico",   eu perguntei a ele, e aí pai, qual foi sua reação,  quando ele aceitou, respondeu ele : "fiquei alegrei,  dei a mão pra ele  e agradeci".

Moral da História

Até aquele momento  meu pai não sabia o sexo do filho que ia nascer.

Dois meses depois chegou as mãos do governador  um telegrama do comitê do candidato GETÚLIO VARGAS,  que consequentemente foi enviado ao prefeito de Quixadá,  chegando as mãos  de meu avô GEMINIANO.

No mês de agosto do ano seguinte, o presidente já eleito, nasceu sua afilhada, que foi batizada como o nome de MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO, por procuração, sendo o presidente  representado pelo Prefeito de Senador Pompeu  o Sr. ANTÓNIO SOARES, local onde ela nasceu e foi batizada.

Esse telegrama, segundo minha mãe,  estava com ela, juntamente com outros documentos,  porém  desapareceu de um baú que  ela tinha,  talvez  face as inúmeras mudanças que fizemos.

Minha mãe, quando contava essa história dizia, se algum  dia vocês forem  em Senador Pompeu, pegue uma cópia do batistério na igreja local, aonde ela foi batizada e nesse documento costa como padrinho o  Presidente da República GETÚLIO VARGAS  representado pelo Prefeito  ANTÔNIO SOARES.

Um  fato históricos,  da SAGA DA  FAMÍLIA NOBRE.

Esse episódio foi narrado por meus pais, ja falecidos, porém não tenho registros que comprove o citado telegrama, contudo, segundo minha irmã mais velha  Eduvirges Nobre,  hoje com 76 anos, chegou a ver, quando era  jovem o telegrama,  que minha mãe  guardava com muito carinho, todavia, referido documento histórico,  juntamente com outros documentos desapareceram  de um baú que minha mãe  tinha, como já declinei anteriormente.

Os personagens principais desse CONTO já faleceram, porém MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO,  no caso a minha irmã  número 02, estar atualmente com 70 anos de idade é  viuva e mora em Fortaleza- CE.

CONTO de Edilberto Nobre baseado em fatos reais.
22.02.2021
Edilberto Nobre
Enviado por Edilberto Nobre em 25/02/2021
Código do texto: T7193046
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
Edilberto Nobre
Fortaleza - Ceará - Brasil, 65 anos
124 textos (1581 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/04/21 19:35)
Edilberto Nobre