GOLFE

- Aristeu Fatal

O golfe é um esporte de elite, se bem que, como em tantos outros esportes, existe o ajudante, como no tênis há o catador de bolas, no futebol o gandula, e assim vai. No golfe chama-se caddie, que tem por função carregar a bolsa de tacos, limpar a bolinha. Tem também uma função especial, pois se torna um parceiro do golfista, dando-lhe conselhos sobre jogadas, enfim, se torna uma espécie de confidente do jogador. A maioria é composta por jovens, que com o passar do tempo, vai aprendendo as malícias do jogo e muitos se tornam até profissionais. Thomas, Freddy, e Toni, empresários, se conheceram no São Paulo Golfe Clube. Aliás, o golfe é muito usado em encontro de homens de negócios, surgindo, muitas vezes, como oportunidade de grandes acordos nesse meio. Todo final de semana se encontravam no clube, e sempre levavam suas mulheres, Cacilda de Thomas, Inês de Freddy e Laura de Toni, e com isso, criaram uma amizade muito grande e afetuosa. Saíam para jantares, festas, inclusive viagens de turismo. Como não é difícil de acontecer, nesses casos, algumas situações inesperadas foram surgindo. Freddy, o mais galã, começou a olhar com mais intensidade para Laura, muito jovem, morena de olhos verdes, e se sentiu correspondido. Por sua vez, Thomas proprietário de uma indústria de cosméticos de alta qualidade, o mais rico de todos, concorrente de Toni, viu que este tinha um ótimo creme para a pele, e não dava a necessária atenção ao mesmo. Ficou extremamente interessado em conseguir a fórmula do produto, acreditando que ali estava o sucesso ainda maior de sua empresa. Pensou em Armando, caddie de Toni, que além disso, era funcionário do mesmo.

- Cléa Magnani

Como todo jogo, a Vida também é feita de lances, oportunidades, disputas, vitórias e fracassos. A bonita amizade dos três bem-sucedidos empresários, começava a perder a sua beleza. Quando nas reuniões o assunto eram negócios, Thomas disfarçava e procurava mostrar-se desinteressado para não levantar suspeitas, pois contava com Armando, que não só carregava os tacos de Toni, como também, por ser seu funcionário, seus segredos industriais; e, em troca de polpudas gorjetas do amigo desleal, o colocava a par de tudo o que conversavam: o esfriamento de seu casamento, o andamento da empresa, a chegada de ingredientes naturais vindos da Amazônia para os cremes, assim como a sua intenção em fazer uma viagem ao Norte do País, para ficar sozinho e refletir sobre seu casamento, que parecia estar sofrendo um desgaste. Essas informações deixaram Thomas muito animado. Inês, percebia que Freddy já não a tratava como antes. E durante um chá beneficente que costumavam patrocinar para os filhos dos caddies do Golfe Clube, queixou-se à Cacilda, do distanciamento do marido. A amiga procurou apaziguá-la dizendo que vida de empresário era assim mesmo, muito cheia de preocupações, e que eles acabavam ficando exaustos, e um tanto distantes, mas que tudo passaria, ela iria perceber; e mudou o assunto, comentando que havia encontrado com Laura no restaurante de um elegante shopping, e que a jovem ao vê-la, disfarçou, colocou os óculos escuros e levantando-se da mesa saiu rapidamente falando ao celular. As duas amigas acharam muito estranho. Laura pareceu não querer ter sido vista ali por Cacilda.

- Sílvia Grant

Laura havia ficado apavorada com a simples visão de Cacilda entrando no restaurante! Na realidade, ela transfigurara-se! Com toda a certeza, havia mesmo algo de muito estranho no ar, já que ela sequer a cumprimentara e, num ímpeto frenético, saíra quase que furtivamente falando ao celular e carregando atabalhoadamente sacolas de lojas de grife e bolsa. Cacilda, perplexa com a atitude de Laura, acabou por sentar-se à mesma mesa onde antes a amiga ficara, mas que agora, aparentemente, estava livre. Eis que, quase que simultaneamente surgem o garçom e Freddy! Ambos com ares de surpresa! O garçom a perguntar pela linda jovem morena de olhos verdes que pedira um Prosecco enquanto aguardava pelo seu acompanhante e Freddy, ignorando totalmente o discurso e o questionamento do garçom, fingia-se surpreso pela feliz coincidência de encontrar Cacilda naquele restaurante. Freddy rapidamente dispensara o garçom, sem maiores observações. Desenvolto e confiante, desencadeou uma conversa animada sobre o golfe, o clube que frequentavam semanalmente, as festas da mais fina nata da high society paulistana, os encontros animados e essa amizade que se intensificava a cada dia, transformando para melhor a vida familiar e pessoal de todos. Cacilda, mulher madura, astuta, graduada na escola da vida e contando a seu favor com a praticamente infalível intuição feminina, começou a ligar pontos. É claro que ela havia flagrado um encontro! Por mais que Freddy se desdobrasse em gentilezas, fizesse propaganda sobre a qualidade do vinho importado, do cardápio requintado, e do renomado bom gosto do restaurante, a verdade era uma só: Freddy e Laura estavam tendo um caso!

- Alberto Vasconcelos

Naquela tarde fria de agosto, quando o campo no clube era a perfeita reprodução das highlands escocesas, berço do golfe, faltavam apenas 3 buracos para completar o circuito. A emoção por chegar ao décimo oitavo final, com o número de tacadas que fariam seu handicap aproximar-se, ainda mais, de zero, fez com que Toni pedisse a Armando para trazer uma garrafa do legítimo Johnnie Walker Platinum Label para juntos comemorarem a sua nova marca. Da mochila largada sobre o relvado ressequido pelo inverno, veio o som da chamada do celular de Armando. Toni, num gesto mecânico atendeu com um breve alô. Impaciente, como sempre, Thomas do outro lado da linha, perguntava, como é, já conseguiu o complemento da fórmula Beta-45? Freddy pediu para você segurar o corno manso a tarde toda (e rindo bastante) ele quer fazer barba, cabelo e bigode completos naquela morena gostosa. Ele está por perto? Não diga que eu liguei. Toni sentiu-se flutuando num turbilhão escuro. A beleza luminosa da tarde havia desaparecido pela dupla traição. Suas fórmulas estavam sendo roubadas pelo funcionário que ele considerava honesto e sua esposa era amante do companheiro de tantas horas agradáveis. Recolheu todo material e dirigiu-se à sede do clube. Armando vinha correndo ao seu encontro e ficou admirado quando ele falou que tinha que parar, pois precisava resolver um caso urgente na fábrica, mas que ele, poderia ficar folgando o resto da tarde. Ceviche, como a vingança, é prato que se come frio e, no jantar do final de semana, os pratos que ele, pessoalmente prepararia para Laura e Thomas, conteriam generosas porções de fígado de baiacu cuja tetrodoxina garantia que, para ambos, não haveriam outros dias.

- Aristeu Fatal

São Paulo está em polvorosa. Os meios culturais num corre-corre alucinante, na preparação da I Semana da Cultura, promoção das Secretarias da Cultura do Estado, e do Município em conjunto. Todas as áreas relativas às artes, estão se preparando para que o evento tenha um sucesso jamais visto na Capital. Música, erudita e popular, artes plásticas, teatro, cinema, enfim, será uma promoção nunca presenciada na grande metrópole. Os meios de comunicação, televisão, imprensa escrita e falada, todas envolvidas em dar a maior cobertura possível a essa promoção, deixando o povo paulistano ansioso para poder estar presente na maioria das atrações, e o poder público representado pelas duas Secretarias se esmerando, para que tudo saia dentro do que se espera. Júlio, e sua esposa Marli, Nelson e Antonieta, Juvenal e Márcia, três casais paulistanos, todos empresários, os homens, claro, e as mulheres professoras de nível superior, aguardam com o maior interesse o acontecimento. Eles são amantes do golfe, praticam semanalmente o esporte, no São Paulo Golfe Clube. Aguardam com muita ansiedade a promoção cultural que vai acontecer na cidade. Chegado o grande dia de início da I Semana da Cultura. E, de início, na primeira noite, haverá uma sessão de cinema, no Cine República, com o lançamento, em avant première no Brasil, de um filme nacional, ganhador o Festival de Cannes, como melhor filme estrangeiro. Atraídos pelo nome do filme, Golfe, baseado num romance de grande sucesso, escrito, caso raro, por quatro escritores brasileiros, uma história vivida, por coincidência, por três casais, amantes do esporte. Uma história motivo de grandes comentários entre eles, após o término da película, na pizzaria Castelões.