Tudo o que a gente precisa é de um palavrão

Certo dia, sem perceber eu mandei um palavrão. Meus filhos, de 12 e 07 anos na época, levaram um susto, pois nunca haviam me ouvido dizer aquela palavra suja. Quem não tem costume demora a aprender falar palavrão (eu demorei 40 anos). Mas mandar um “foda-se” de vez em quando é libertador.

Então um deles falou: Ê mãe, que boca suja é essa?

Eu expliquei que quando você está muito enfurecido, com raiva de alguma coisa é permitido falar um palavrão. Que é feio e errado falar sempre, mas nesses momentos não tem problema.

Então, numa bela manhã de domingo eles jogavam videogame na sala e eu preparava o almoço na cozinha. Vinícius, o mais novo, chegou na cozinha e perguntou:

- Mãe, Samuel tá perdendo no jogo, ele tá com muita raiva, ele pode falar um palavrão?

Eu ri e autorizei:

- Pode.

Fiquei acompanhando pra ver no que aquilo iria dar. Ele então chegou perto do irmão e falou:

- Sam, mamãe deixou você falar o palavrão.

Então Samuel, com muita raiva, gritou:

- Que bosta!

Esse episódio engraçadinho com meus filhos me levou a refletir que se vivêssemos com a consciência de que estamos aqui de passagem, que não somos melhores do que ninguém e que viver é arriscado porque a morte está sempre à espreita nós certamente levaríamos muito menos a sério certas questões que nos desgastam emocionalmente e esgotam nossa saúde.

Viver é um bom presente, fazer “uso” dessa vida tão bacana é de vez em quando trocar as formalidades pelo banho de chuva, trocar o escritório pela grama do jardim, trocar a rigidez pela leveza. E também ligar o “foda-se” para poder VIVER!

Tudo o que a gente precisa de vez em quando é de um palavrão!

Cyntia Pinheiro
Enviado por Cyntia Pinheiro em 23/02/2021
Reeditado em 23/02/2021
Código do texto: T7191534
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.