UM É VALENTE E O OUTRO ELEGANTE

Na década de 50, morávamos no Distrito de Laranjeiras, Banabuiu, Ce.

Meu avô o fazendeiro GEMINIANO CORREIA NOBRE, por ser muito conhecido na redondeza, era muito procurado por políticos da época para ajudar nas campanhas eleitoral, principalmente dos candidatos à Prefeitura de Quixadá.

Devido essa influência política, era conhecido por toda a região como Cel. GEMINIANO.

Na campanha para prefeito de Quixadá, naquela época, ele trabalhou para eleger o amigo e então candidato da UDN Sr. ELIEZER FORTE MAGALHÃES, tendo ido a Quixadá visitar eleitores, juntamente com seus filhos ZUCA NOBRE e JOÃO NOBRE, este último conhecido por JOÃOZINHO.

Enquanto o Cel. GEMINIANO, participava de uma reunião com o citado candidato, meu pai, no caso o ZUCA NOBRE , foi dar umas voltas no centro do comércio de Quixadá, todavia, quando passava defronte a um bar, avistou dois cavalos selados amarrados em frente ao comércio, tendo incontinenti reconhecido um dos animais como sendo o do seu irmão BINU, estando ele no bar acompanhado de um amigo de nome EDMILSON ACCIOLY , ambos tomavam umas cervejas.

ZUCA NOBRE, ao chegar sentou- se à mesa e também passou a tomar cervejas com eles, enquanto dava o horário de ir embora.

Devido a demora de meu pai, Tio JOÃOZINHO foi atrás dele caminhando elegantemente pela calçada, na ocasião usava um palitó de cor branca e sapatos preto, cabelos na brilhantina , bem penteado, todavia, quando passava defronte ao bar, o EDMILSON ACCIOLY o avistou e falou em alta voz :

"O primeiro homem que passar nesta calçada, vai levar uns tapas".

A priori, nem ZUCA NOBRE nem Tio BINU, entenderam o porque dele dizer aquilo, porém, talvez fosse por causa da bebida, haja vista que ele já estava um pouco embriagado.

Quando tio JOÃOZINHO se aproxima , já estava EDMILSON ACCIOLY preparado para agredi-lo, ocasião em que meu pai grita: "não faça isso é o meu irmão", instante em que ele recua e reconheceu tio JOÃOZINHO e o abraçou dizendo: "esse aqui é irmão do meu melhor amigo, referindo-se a tio BINU e completou..."quem mexer com ele, mexe comigo".

Realmente um linguajar de bêbado.

Segundo era de conhecimento de todos, EDMILSON ACCIOLY só andava armados e como ZUCA NOBRE era Delegado nomeado de Laranjeiras, provávelmente , também estava armado, ainda bem que teve um final feliz.

Moral da História

Como diz o Mestre

Benito Di Paula.

"É, acaba a valentia de um homem.

Quando a mulher que ele ama vai embora.

É, tanta coisa muda nessa hora.

Que o mais valente dos homens chora".

EDMILSON ACCIOLY é de família tradicional de Quixadá, seus pais também eram fazendeiros da região e segundo relato, após o fato pediu desculpas e chorou no ombro do amigo BINU.

EDMILSON ACCIOLY tinha uma amizade grande com meu tio BINU e segundo consta os mesmos também só andavam juntos de palito de cor branca e a cavalos e quando se embriagavam fechavam os comércios da região.

CONTO de Edilberto Nobre baseado em fatos.

20.02.2021

Dedico este CONTO a meus pais que sempre me ensinaram a conviver na boa harmonia, atribuo aos mesmo a narrativa desse episódio.

Ao tio JOÃOZINHO, minha eterna Gratidão, todos já falecidos.

Quanto ao personagem principal desse CONTO o Sr. EDMILSON ACCIOLY, atualmente estar com 96 anos e mora em Fortaleza, CE.