JOÃOZINHO E O URUBU DE ESTIMAÇÃO
Na década de 50, morávamos no Distrito de Laranjeiras, Banabuiu, Ce, quando meu pai ZUCA NOBRE, foi convidado por um amigo a ir trabalhar no Município de Bodocó, Pernambuco.
Depois de um mês sem meu pai dar notícias e a família sem nenhum amparo, por falta de alimentos para o sustento, passando por necessidades, haja vista que ele deixou a mulher, no caso minha mãe, com sete filhos, todos menores de idade.
Diante do fato meu Tio
FRANSQUINHO, irmão de papai, levou minha mãe e meus sete irmãos para morar na casa dele, ou seja na fazenda sítio do Lopes, que se localizava na mesma região, contudo a priori mamãe não quis ir, talvez com vergonha, tendo ele dito: "aonde come um , come dez", vamos hoje mesmo.
A ele minha Eterna Gratidão.
No citado sítio Tio FRANSQUINHO criava vários animais, ou seja porcos, galinhas e chamava atenção um URUBU, que ele criava desde pequeno, junto com os outros animais, tendo o URUBU total liberdade para circular pelo terreiro da casa.
Quando o URUBU atingiu a fase adulta, Tio FRANSQUINHO amarrou o URUBU em um dos pés com um cordão e deixou o cordão livre para facilitar a circulação da ave e que assim o fez para o mesmo não ir embora.
Era de costumes meus irmãos e os filhos do Tio FRANSQUINHO, no caso meus primos, brincar no terreiro da casa, sempre à tardinha, sendo que os meninos brincavam de bolas as meninas brincavam de bonecas .
Moravam também perto do sítio um compadre de papai de nome SEVERINO e o filho dele JOÃOZINHO de três anos de idade, o qual todos os dias vinha brincar com os amiguinhos.
Segundo consta, JOÃOZINHO , só andava nú e quando vinha brincar com os amiguinhos, nem se quer vestia um calção.
JOÃOZINHO não era bem aceito pelos amiguinhos, pelo fato de ser um menino capeta, ou seja danado.
Como os meninos não deixavam ele jogar de bila o menino travesso para se vingar, jogava areia e pedra nas bilas, puxava os cabelos das bonecas e das meninas.
JOÃOZINHO fazia a maior bagunça, corria nú de um lado para outro, não tinha sossego.
Certa vez JOÃOZINHO chegou cedo e como de costume nú, começou a fazer bagunça na casa, correndo de um lado para outro gritando, desta feita o pênis ou o virgulino ou melhor o pintinho como queiram chamar, balançava de um lado para outro, chamando atenção do URUBU, que observava de longe e talvez pensando que era uma cobrinha se aproximou vagarosamente e avançou em cima de JOÃOZINHO, indo direto bicar o virgulino de JOÃOZINHO, saindo puxando, enquanto que a criança gritava aos prantos.
Segundo consta o URUBU não chegou a Mordiscar com o bico o "bilau" de JOÃOZINHO, que foi socorrido pelas pessoas que ali estavam.
Moral da História
Existem momentos em que estamos tão fragilizados,
que esquecemos de que não estamos sozinho nesse mundo.
A inocência do menino JOÃOZINHO, fazia com que ele não observasse ao seu redor e o perigo que estava por vi.
Segundo relato, após o ocorrido meu Tio FRANSQUINHO, soltou o URUBU, que vôo em direção ao matagal, porém no dia seguinte estava de volta e trepado na estaca do terreno ficava observando o movimento das pessoas que estavam no sítio.
Meu tio CORREINHA que era muito brincalhão dizia que o URUBU só retornou porque havia ficado apaixonado por JOÃOZINHO.
CONTO de Edilberto Nobre baseado em fatos reais.
18.02.2021