O NOIVO O MENINO E A ALIANÇA

No dia 20 de janeiro de 1941, meu pai ZUCA NOBRE, aproveitando as festas de São Sebastião, que se realizava no distrito de Laranjeiras, Banabuiu, CE, pediu a mão de minha mãe Fransquinha em casamento.

Como era de costumes na época, principalmente no interior, o acontecimento era comemorado com festas (forró) , tocado por Sanfoneiro da região.

A festa aconteceu na fazenda dos nobres e segundo consta foram três dias de comemoração e no último dia a noiva não pode comparecer , mesmo assim o forró "rolou" até a madrugada do dia seguinte.

Como era o último dia, vieram várias moças e rapazes das redondezas, entre estas uma jovem, por sinal muito bonita de cabelos pretos longos, que se chamava ELIZABETH, que era conhecida por BETE.

O noivo no caso ZUCA NOBRE, que já tinha tomado umas cervejas, bastante animado chamou BETE para dançar e rolou um clima entre eles, antes porém, ele foi ao banheiro tirou a aliança do dedo e colocou no bolso pequeno da calça.

Quando o casal dançavam alegremente as músicas de forró de repente chega Joãozinho, de 10 anos de idade, sobrinho de BETE e pede ao ZUCA NOBRE uns trocados pra comprar pipocas, todavia, quando ZUCA NOBRE meteu a mão no bolso para tirar as moedas , inesperadamente a aliança cai do bolso e saia pulando... pim... pim...pim.... no chão.

Nesta ocasião o menino assustado, passa a gritar:

"Olha pessoal uma aliança no chá ", incontinenti, ZUCA NOBRE repreendeu Joãozinho, dizendo : " Não é aliança não menino é uma moeda".

Naquele momento BETE também assustada, perguntou a ZUCA NOBRE , Você é casado ? , tendo ele respondido: NÃO, SOU NOIVO, ela o respondeu, com raiva: " pra mim e a mesma coisa " e saiu correndo chorando do salão de festa.

Moral da História

O fato narrado aconteceu na década de 40, uma época totalmente diferente dá de hoje, onde impera o liberalismo.

Para uma jovem daquela época namorar um homem casado ou comprometido era coisa do outro mundo, como diz o ditado, ou seja a moça era vista como Prostituta.

O velho ZUCA NOBRE, na época com 22 anos de idade, após o ocorrido, ficou bonzinho da "cachaça", montou no cavalo branco, que estava a sua espera e saiu galopando ladeira abaixo.

Segundo relato do próprio ZUCA NOBRE, retirou a aliança do dedo para lavar as mãos e colocou no bolso, esquecendo de colocar novamente no dedo.

Cada um tire suas conclusões, Eu tirei a minha.....

Como diz, Silvia Russo:

"A mentira só prevalece até o momento em que a verdade abre as cortinas e se apresenta no palco da vida".

CONTO de Edilberto Nobre baseado em fatos reais.

17.02.2021.