Reinventei-me!

17/02/2021

337

Acabo de editar meu primeiro livro de textos, crônicas e contos. Nunca imaginei que escreveria um livro. É uma grande conquista pessoal, o que me deixou muito feliz. Há um ditado: um homem para se sentir realizado, e como seu legado, tem que fazer durante a sua existência três coisas: ter um filho - tenho dois; plantar uma árvore - plantei algumas e escrever um livro - agora impresso. Missão cumprida? Talvez.

Desde pequeno usava a minha imaginação fértil para criar histórias mirabolantes e mentirinhas de criança, principalmente quando fazia alguma arte, para amenizar o meu castigo. Abrandava um pouco, pois os meus pais escutavam-nas atentos, com um leve riso despontando no canto de seus lábios de certa incredulidade. Mas, vir a escrever e editar um livro, inimaginável.

Somente maduro, entre 45 e 50 anos, despertou-me a veia da escrita de fato. Naquela época, para dar vazão ao meu ímpeto criativo, pintava quadros, telas enormes abstratas, aproveitando as tintas que sobravam das construções das obras da minha empresa de engenharia. Muito parecidas com as de um famoso pintor americano, Jackson Pollock, inclusive na forma de pintá-las, com as telas no chão, jogando as tintas por cima. Fazia terapia com um profissional, e nas sessões, mostrava-lhes as pinturas, ele as comentava e discutíamos. Até que me disse para escrever os fatos da minha vida, do meu dia a dia, pois achava que seria bom também expressar a criatividade pelas letras. Foi o meu início. Escrevia-os como um diário, já como observador dos pequenos e insignificantes fatos do nosso cotidiano.

Não tinha constância na redação dos textos, e só dei sequência e efetividade há quatro anos, também incentivado por outra psicóloga, que me disse uma frase importantíssima: “precisamos nos reinventar”, fazendo-me partir para essa empreitada, começando a escrever quase que diariamente. Cito sempre uma fala de Jack London, escritor americano de quem sou admirador, que para ser um escritor, deve-se escrever mil palavras por dia, todos os dias. Para divulgar os textos, criei um blog, onde estão todos eles, mais de trezentos até hoje. Reinventei-me!

Hoje, escrevo frequentemente, é um hábito. Estou aposentado e morando em uma praia ao norte da ilha de Santa Catarina, tendo assim uma atividade criativa e lúdica e com o que encher a minha cabeça. Também, é uma volta ao passado, às lembranças e reminiscências dos muitos fatos que aconteceram ao longo dos meus quase setenta anos de vida. E do nosso cotidiano, que nos apresenta sem qualquer coerência, aleatórios e imprevisíveis, que ao descrevê-los e transformá-los em histórias, que para alguns, são totalmente despercebidos, deixa-me feliz. É uma fonte inesgotável de inspiração.

Ao redigi-los, a minha mente se imbui profundamente no enredo, fazendo com que vivencie o que escrevo a cada frase, dando-me uma sensação de tranquilidade, paz, um calmante para a minha eterna ansiedade e inquietude. Faz-me bem. Como um filme, onde no seu desenrolar, o final vai se desenhando quase que independentemente, e às vezes, fugindo ao que pretendia. Parece que o texto tem vida própria, sendo eu, o seu veículo de expressão.

Minha mulher muito me incentivou e estimulou a escrever e editar esse livro. Fez e faz as correções gramaticais, sou ruim nessa área, e sem o seu forte empenho em efetivá-lo, cuidando de todas as etapas da sua edição, onde selecionou e elencou os textos, definiu a editora - que nos deu muito trabalho e demora, como a definição da capa. Enfim, sem ela, esse passo em direção ao cumprimento da minha tarefa de se “realizar na vida”, talvez não acontecesse. É coautora do livro.

Muito obrigado aos que que me ajudaram a reinventar-me e cumprir com a minha tarefa de: ter filhos, plantar árvores e escrever um livro. Desejo o mesmo a todos, pois vale a pena.

Venda do meu livro *VIM, VI E GOSTEI* :

MAGAZINE LUIZA (físico)

https://www.magazineluiza.com.br/livro-vim-vi-gostei-viseu/p/ka747j24he/li/coec/

AMAZON (físico e digital)

https://www.amazon.com.br/Vim-gostei-Fernando-Ceravolo-FIlho/dp/655674574X/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=9786556745749&qid=1610107259&s=books&sr=1-1

SUBMARINO (físico)

https://www.submarino.com.br/produto/2728986669/livro-vim-vi-gostei?pfm_carac=9786556745749&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page

GOOGLE (digital)

https://play.google.com/store/books/details?id=A1kXEAAAQBAJ&gl=br

BARNES&NOBLE (digital)

https://www.barnesandnoble

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 18/02/2021
Reeditado em 18/02/2021
Código do texto: T7187588
Classificação de conteúdo: seguro