O TOURO ZEBU E O BEBÊ
Década de 50, morávamos no Município de Banabuiu, mais precisamente no Sítio do Lopes.
No citado sítio meu pai era o responsável pela manutenção do local e cuidava dos animais ali existentes.
Haviam no sítio gados, carneiros, aves, porém chamava muita atenção um Touro da Raça Zebu Nelore de cor Marron com preto, pesava aproximadamente meia tonelada o qual atendia pelo nome de Mimoso de tão manso que ele era.
Mimoso era um animal, que tinha total liberdade no sítio, circulava pelas proximidades da casa, que tinha um alpendre enorme.
Certa vez mamãe dava banho no quintal no meu irmão Raimundinho(Brito), que na época tinha 01 ano de nascido, quando em dado momento ela foi até a cozinha apagar o fogo do fogão, deixando a criança dentro da bacia de alumínio a qual tomava banho.
No descuido, por questão de segundo, quando mamãe retornou deparou com uma cena horrível.
O Touro Mimoso estava com uma das patas dentro da bacia, local aonde estava a criança.
Manter-se calma é um dom! Principalmente diante de situações em que a vontade é explodir! , no entanto, mamãe usou desse dom e calmamente passou a chamar o touro pelo nome:
"Mimoso vem cá, vem mimoso, venha cá, anda, vem anda", repetindo por várias vezes".
Inesperadamente, o animal obedeceu o comando tirou vagarosamente a pata de dentro da bacia e andou em direção a mamãe, passando por cima da criança, porém não atingindo, pisando suavemente no chão, sob o olhar de Raimundinho que esbanjava um sorriso de tão inocente que era e não tinha dimensão do perigo que corria.
Moral da História:
Pelo que eu conhecia minha mãe, ela era uma pessoa temente a Deus, rigorosamente religiosa.
Diante daquela cena, eu que na época tinha 2 anos de idade, não tinha como lembrar desse episódio, mas com certeza naquela ocasiao, mamãe clamor a DEUS , naquele momento difícil e com paciência e perseverança, agiu daquela maneira, salvando a vida de seu filhinho.
Como diz a passagem bíblica:
"A paciência capacita o crente a suportar a tribulação - Se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; se somos consolados, para vossa consolação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos".
2 Cor 1,6.
CONTO de Edilberto Nobre baseado em fatos reais.
16.02.2021