A parte que me toca

- Você passou meia hora no chuveiro.

- Eu gosto de tomar banho; além do mais, está calor.

- Já imaginou se todo mundo resolve seguir o seu exemplo? O nível das represas está baixo.

- Eu não sou responsável por isso. Por que o governo não investiu em novas fontes de captação de água? Ou fez a manutenção da rede de abastecimento?

- Não seja individualista; não estou falando apenas de você, mas do conjunto de pessoas que consomem água nesta cidade.

- Pois vamos pegar esse coletivo. Tem ideia do percentual de água tratada que vai para consumo humano?

- Não.

- Cerca de 10% do total. Surpreso?

- Bem... e os outros 90%?

- A agricultura fica com a maior parte; e o restante, vai para a indústria. Acha que reduzir a duração dos banhos vai causar um grande impacto?

- Mas a agricultura produz alimentos... e a indústria, os bens de consumo que usamos.

- Oh... fato. Mas quanto dessa agricultura é dedicada a produzir a comida que você consome? Uma parte bem pequena, na verdade. A maior parte são monoculturas, como soja e milho; produtos que entram na cadeia produtiva, mas que você não consome in natura todo dia. Vão virar ração para o gado, óleo e etanol - biocombustíveis.

- Mas o que você sugere fazer? Não podemos passar sem esses produtos!

- É o preço que se paga por viver numa sociedade tecnológica, não é verdade? Se quer uma sugestão, peça aos proprietários de gramados e campos de golfe, que pesquisem um modo ecologicamente correto de irrigá-los. Só com essa redução, economizaríamos muito mais do que apenas reduzindo a duração dos banhos... e eu não abro mão dos meus!

- [14-02-2021]