BULLYING?

 
Difícil esquecer aqueles colegas de escola que eram os mais salientes, davam enorme trabalho à professora e perturbavam o sossego dos demais alunos. Valdevino era um deles, o próprio capeta. Hoje penso que aquele garoto devia ter alguma deficiência mental e necessitava de terapia.

Estávamos na terceira série do primário, no Grupo Escolar Arcipreste Paiva, em Curitibanos, SC. Valdevino cursava a terceira série pela segunda vez, pouco aprendia. Também era hiperativo, não parava sentado, andava pela classe, ora beliscando um colega, ora pegando o material de um ou outro...pobre Dona Ivone, que se cansava em chamar-lhe a atenção, pedir que parasse com aquilo e sentasse. Nem adiantava deixá-lo de castigo olhando para o quadro negro ou mandando-o para a sala da Diretora, o que era o terror da garotada.

Valdevino era o mais alto da turma e sentava-se ao fundo da sala. Os menores ficavam na frente. Eu usava uma carteira da primeira fila e houve um dia em que o moleque passou dos limites ao atormentar a professora e colegas. Dona Ivone mandou que sentasse na segunda fileira, atrás de mim. Ali sossegou por um tempo, curto, digo eu...De repente, senti que o endiabrado bulia com meu cabelo. Queixei-me à professora que veio ver o que ocorria.

Meu cabelo claro era bonito e farto e mamãe me fazia um rabo de cavalo preso com uma fita. A professora descobriu que o menino havia grudado um chiclete inteiro em meu cabelo, que apresentava mechas coladas de goma rosa em vários pontos. Ela tentou remover, sem sucesso. Ao fim do turno, mandou-me para casa com um bilhete para mamãe, sugerindo que cortasse as mechas danificadas. Pedia desculpas e explicava o acontecido. Foi o que minha mãe fez, injuriada com a atitude do moleque. Eu fiquei triste, pois meu cabelo ficou com falhas em vários pontos.

Soube que dessa vez a mãe do colega foi chamada à escola e ele recebeu uma punição. Mas nada adiantava, no dia seguinte estava aprontando de novo. Pobre Dona Ivone! Pobre mãe!  


 
Aloysia
Enviado por Aloysia em 27/01/2021
Reeditado em 28/01/2021
Código do texto: T7170190
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.