Escolha de Turma

Um dos piores momentos enfrentados pelos professores é na virada de ano, no ato de distribuição e escolhas de turmas para o ano letivo seguinte. Ali infelizmente encaramos os demais colegas que lecionam a mesma disciplina, estando com seus olhares cheios de raiva e medo, na maioria das vezes.

A sensação é de estar em um navio lotado e sem comida. Não sabendo se o restante da tripulação irá lhe jogar no mar ou usar como próximo banquete.

Se você escolhe a turma X, o próximo professor terá que escolher a turma Y. Mas se ele não quiser a Y, por motivos diverso, então ficará lhe fitando com um olhar fulminante. Apesar disso já ter começado na véspera da escolha, sem nem você ter anunciado ainda a sua preferencia.

Que situação embaraçosa!

Há casos que você escolhe as turmas X e Y para lecionar, e acaba não sobrando nenhuma para o outro professor. Ai é o fim do maundo! Você acaba de arranjar um êmulo. Se é que já não o era.

Então, no desembarque do navio, aquele seu colega de disciplina se transforma em um supervilão, encenado pelo ator “Michael Keaton”, com “Lex Luthor” encarnado em si… Tentando te fuzilar com suas armas de destruição em massa.

Uma semana depois as coisas na escola parecem ter voltado ao normal.

Vêm então os problemas costumeiros da vida docente:

* Um aluno que não fez tarefa;

* Um outro que vive perguntando: “Para que serve isso?”;

* Outra avaliação para corrigir;

(Joãozinho deixou em branco – Aquele filho de uma boa mãe!)

* Planos de Trabalhos atrasados… Cobrança da Coordenação;

O ano passa. Chega no final e só ai você conhece o pai do Fulano Júnior.

Sabe aquele pai que só lembra que tem filho no final do ano? Quando descobre que seu filho já está quase reprovado? Pois é!

E se não bastasse: Está chegando uma nova escolha de turmas para o ano seguinte!

Oh! Vida sofrida!