Carlitos, o surfista

04/01/2021

323

Vieram caminhando na praia passando por nós. Iam se instalar junto ao inicio da duna de areia, como estávamos eu e minha mulher. Andaram mais vinte, trinta metros no máximo e pararam. Seria ali o seu acampamento.

Casal interessante: ele, pequeno, não mais de metro e cinquenta, andar rápido, pés dez para as duas, com certo balanço, ou claudicante, parecendo ter algum problema de locomoção. Estava sem camisa, bermudas longas, com o dorso e torso tatuados, e pele bem queimada pelo sol. Carregava uma prancha de surf muito pequena, proporcional ao seu tamanho. Via-se que era “elétrico”, agitado, pois seus movimentos e ações eram rápidos; irrequieto.

Ela, bem mais alta e forte, talvez com um metro e setenta para mais, cabelos pretos e pele bronzeada, morena, de andar pacato e devagar, carregando uma bolsa de praia e o guarda sol. Chamou-me à atenção o casal peculiar, e curioso, comecei a observá-los.

Montou ele o guarda sol quase rente à areia, ela estendeu a sua “canga” na areia e deitou-se; ele tirou a prancha da “camisinha”, colocou-a com cuidado na areia, como se fosse de porcelana – sempre noto que todos eles, surfistas, tratam-nas como bibelôs delicados.

Devidamente posicionados, ele saiu rapidinho no seu passo curto e veloz, parecendo Carlitos, catando plásticos pela areia, pois havia tido forte ressaca à noite, trazendo muita sujeira à orla; fazia sua parte com a natureza.

Fiquei com calor e fui mergulhar no mar, deixando minha mulher deitada ao sol. Caminhei até à água fresca e de ondas fortes, reflexo do dia anterior; mergulhei duas, três vezes refrescando-me. Saí da água e o vi carregando varias coisas até à lixeira de concreto, que ficava exatamente entre os nossos guarda-sóis. Era engraçado vê-lo caminhando, como os seus gestos, trejeitos, lembrando-me muito de Chaplin.

Voltei à minha sombra debaixo do guarda sol, a esposa ainda lagarteando. Sentei-me na cadeira acompanhando o baixinho surfista, o que ele faria, ver como surfava, se bem, se habilidoso. Fiz analogia ao eterno vagabundo, falando para minha esposa:

-Querida, estou olhando o casal que está ao nosso lado, e o rapaz tem o jeito do Carlitos, seu andar, trejeitos. Ele vai surfar, e quero ver.

- Ah, é?

-Sim, está indo agora para o mar, vamos ver como surfa, o Carlitos?

Correu para o mar com a sua pranchinha, como todos fazem – não entendo tanta correria, pois as ondas não irão embora, mas, são coisas de surfistas. Usava roupa de borracha agora, acentuando ainda mais sua semelhança com o personagem do cinema mudo, seu andar de pato, hilário, o balançar da cabeça; impressionante a similaridade!

Deitou-se sobre sua prancha na água e começou a remar com seus braços arcados em direção às ondas, que aumentavam, pois a arrebentação estava forte: seus estrondos abafados impressionavam.

Segui Carlitos, o apelidei assim, furando as ondas intrépido e destemido, como nos filmes, mas a situação não era cômica. Vi quando passou por onde as ondas quebravam, a arrebentação, no ponto de poder escolher qual delas desceria. Ele, um pequeno ponto negro na imensidão azul.

Aguardei-o descer uma onda. Ela veio enorme e gorda, perfeita e Carlitos a dominou com pericia e habilidade, mas seu estilo era bem peculiar, diferente, especial como o personagem que ele se assemelhava.

Acompanhei suas manobras, e Carlitos, o surfista, era muito bom. Valeu o espetáculo!

Meu primeiro livro de contos em pré-venda, seu link:

https://www.eviseu.com/pt/livros/1628/vim-vi-gostei/

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 05/01/2021
Reeditado em 07/01/2021
Código do texto: T7152732
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.