Comemoração

Dona Aurora acordou disposta. Ficou na cama esperando o café da manhã, era assim todos os anos em seu aniversário. O marido levava uma farta bandeja com tudo que ela mais gostava. Esperou cerca de dez minutos e nada do marido entrar com o seu lauto café da manhã. Pensou que a demora era por conta do capricho do marido. Esperou então mais dez minutos e nada. Levantou, e pé ante pé foi até a porta do quarto tentar ouvir algum barulho na cozinha. Nenhum ruído, só silêncio. Então abriu a porta devagarinho para espiar. Olhou e não viu ninguém. A cozinha estava completamente limpa e arrumada como deixara na noite anterior. Mesmo assim tentou algum vestígio pela narina. Não sentiu o cheiro do café, nem do pão de queijo. Finalmente resolveu procurar pelo marido e pelos filhos. Foi até a sala e encontrou um bilhete.

– Querida, como você ainda estava dormindo e eu estava atrasado não fiz o café. Nos vemos na hora do almoço. Beijos.

Pela primeira vez em vinte e cinco anos o marido esquecera do seu aniversário. Os filhos, tudo bem, sempre a cumprimentavam na hora do almoço ou à noite. Resolveu então, se aprontar e esperar pelos cumprimentos dos parentes e amigos. Essa data a deixava muito empolgada. Sempre gostou muito de aniversário. Às dez horas, ainda ninguém havia a cumprimentado. Resolveu então preparar o almoço. Faria uma bela refeição para juntos comemorarem o seu dia.

Ao meio dia todos estavam em casa. O filho mais velho entrou já pedindo para a mãe que pregasse um botão da camisa que se soltara. A filha parecia apressada. Teria que passar em uma loja, antes que voltasse ao serviço. Dona Aurora se alegrou. Sabia que a filha compraria uma lembrança para ela. Mas estranhou o marido, nenhuma menção ao aniversário dela. Começou a desconfiar, agora entendera tudo. A família faria uma surpresa pra ela. Ficou feliz novamente. Então teria que caprichar no visual, sairia depois do almoço e compraria um vestido novo.

Assim que todos saíram ela apressou-se em deixar a cozinha limpa e arrumada. Em seguida rumou para a loja onde costumava fazer compras e escolheu um lindo vestido vermelho. Na verdade queria estar inesquecível, a família merecia o melhor dela, afinal, fariam uma linda surpresa, sentiu pena deles pois não sabiam disfarçar, ela descobrira bem rápido o plano deles. Tudo a estava deixando empolgada. Depois pensou se eles saberiam organizar a festa. Mas pelo sim, pelo não, passou na confeitaria e comprou um belo bolo de aniversário. Escondeu o bolo para depois que revelassem a surpresa.

À noite com todos em casa não viu nenhuma animação no rosto deles. O filho se aprontou para sair, a filha se trancou no quarto para estudar e o marido se deitou no sofá para assistir televisão.

Foi aí que tomada pela indignação, foi ao quarto, vestiu o vestido novo, se maquiou, ficou divina. Foi até a cozinha, pegou o bolo, acendeu as velas e entrou na sala cantando parabéns pra você. Não suportou a ideia de terem esquecido o dia de seu aniversário.

O filho, o marido e a filha ficaram boquiabertos. E assim que ela soprou as velas. O marido perguntou: – Aurora, você está comemorando o quê?

– Ora essa, meu aniversário que vocês se esqueceram.

– Mas mãe, o seu aniversário é amanhã!

Dona Aurora correu até a cozinha para se certificar a data na folhinha. Depois disso correu para o quarto, vestiu a camisola e se deitou para esperar o dia seguinte.

Kelle Marinho
Enviado por Kelle Marinho em 05/01/2021
Código do texto: T7152459
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.