Tucanos

25.10.2018

88

Subia a serra pedregosa e seca com muito pó. Vinha de cidade ao seu pé, 800 metros abaixo na Serra da Mantiqueira com suas araucárias características ladeando a estrada, quando, de repente, cruzou rasante na frente do seu carro um vulto negro, um pássaro bicudo e de relance viu: um Tucano!

- Um tucano? De novo passando na minha frente! Não gosto quando acontece isso, nas outras vezes não me dei bem! Será que agora também não vai dar certo?- pensou.

Outros encontros tivera com essa ave da mesma forma, uns mais perto, outros mais longe, e pensara no início desses cruzamentos que seria de bom agouro, mas não foram; as experiências que se sucederam foram ruins!

- Espero que dê tudo certo nessa nova empreitada mesmo encontrando esse tucano.

Estava a caminho de trabalho de reforma em local anexo à residência na propriedade de conhecidos no alto dessa serra, para seu início. Seu filho arquiteto lhe pedira para que os ajudasse, pois estavam com muita coisa no escritório, ele e o sócio, e não poderiam atender à esse amigo, muito importante para eles.

Antes da subida, ficara em pousada na cidade de onde vinha, e coincidentemente, tinha uma placa na entrada do seu quarto com um tucano pintado com os dizeres: "Aqui você é especial" Será? Os tucanos rondando a ele.

Também, dias antes, houvera feriado e passara na casa de campo de amigo velho, também na serra e perto do local onde iria trabalhar, e ao entardecer, estavam sentados na varanda da casa apreciando o cair da noite, quando ouviram gritos esquisitos no alto das araucárias :

- Tucanos, olhe um casal ali! - apontou o amigo e completou:

- São típicos aqui, sempre aparecem nesse horário e nessa época, fim de inverno e inicio da primavera, começam a caçar, são predadores e comem os filhotes de outros passarinhos atacando os seus ninhos. Tem uma superstição de que no bico dos tucanos há um grande diamante e quem o pegar ficará rico! As crendices populares.

- Não imaginava que fossem assim! Sempre pensei serem mais pacatos. Os vejo, ou encontro, sempre em duplas, casais, uma visão de família. Tinha essa imagem e me decepcionou a sua fala. - respondeu ao amigo.

Perdeu um pouco a sua admiração por eles. Enganava-se quanto à Natureza, achando-a bela, pois é cruel e impiedosa.

Chegou ao seu destino e se instalou.

A tarde caía com o céu escurecendo, iluminando-se pelas estrelas que acordavam para a noite, quando escutou um grito forte no alto de um dos pinheiros do local e viu ali pousado em galho, um tucano lhe dando as boas vindas! Eles o perseguiam...

Agora, teria que enfrentar suas questões de bom ou mau agouro dos tucanos na sua vida e não teria alternativa que não outra: aceitar esse novo desafio.

Tinha certeza que seriam eles de bom agouro, lhe trariam boa sorte, pois a faria acontecer!

Meu primeiro livro de contos em pré-venda, seu link:

https://www.eviseu.com/pt/livros/1628/vim-vi-gostei/

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 31/12/2020
Reeditado em 31/12/2020
Código do texto: T7148680
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.