Pacu ou Jacu?
25/12/2020
318
Voltávamos de carro, eu e minha mulher, de Porto Alegre para Florianópolis pela Rota do Sol. Serra sinuosa, de subida forte e íngreme, com bela vista da paisagem. O dia estava ensolarado e quente, e a jornada, agradável.
Passada meia hora do meio dia, bateu a fome:
-Vamos parar em algum lugarzinho? Estou com fome. – diz ela.
Em curva da estrada, longa e ascendente para à esquerda, descortinou local interessante e convidativo: uma cabana de madeira com varanda, jardins na frente com canteiros demarcados por pedras brancas, e estacionamento debaixo de grandes e frondosas arvores, fazendo sombreado forte e fresco. Estacionamos o nosso carro ali.
Descemos do auto e caminhamos para a vendinha, ou “lancheria” como dizem os gaúchos. Entramos, e sob o balcão: queijos, pães, biscoitos, “schimias”- geleias; “mu – mu” – doce de leite, salsichão – linguiça defumada, enfim muitas coisas da região, ou da colônia. Minha mulher gostou, vi pela expressão de seu olhar brilhante e guloso para o exposto.
Também, havia o “a lá minuta” – prato feito, como se chama no sul, que comemos; estava bem feito e servido em quantidade mais que suficiente.
-Muito bom não querida; satisfeita? Agora um café e pé na estrada?
-Sim, muito gostoso o almoço e não quero café. Vou dar uma olhada lá fora nos jardins, enquanto você paga e toma seu cafezinho. – respondeu levantando-se e indo à porta de saída.
Peguei o café de uma “térmica” – garrafa térmica, junto ao balcão do caixa, cortesia da casa, paguei e sai também. Agachada, procurava algo ao lado de uma gaiola com uma placa, que não consegui ler, em canteiro do jardim. Estranhei e fui até lá.
Cheguei próximo, li a placa e comecei a rir desenfreadamente. Ela me olhou e não entendeu nada, ainda agachada.
-Ehehe, gaiola de Casal de Pacu!
-Onde estão os Pacus? Estou procurando em todo o lugar e não os achei!
Gargalhei com mais força ainda pela sua questão e não entendimento da piada, que era representada dentro da gaiola: dois rolos de papel higiênico, lado a lado, no poleiro!
-Não esta vendo que dentro da gaiola estão dois rolos de papel higiênico? Não é pra cu? É esse o Casal de Pacu!
Ela entendeu! Riamos; eu mais ainda da sua cena hilária. Mas, ainda questionava:
-Mas Pacu não é peixe? Fiquei perdida, pois sendo peixe, não podia estar na gaiola, óbvio. Só se fosse Jacu; por isso procurava agachada no jardim.
-Sim, querida Pacu ou Jacu dá na mesma. O que vale é a piada, não é mesmo? Vamos seguir viagem?
Entramos no carro e voltamos à estrada, com ela ainda remoendo o fato, rindo com força da brincadeira, pois entendera!
Meu primeiro livro de contos em pré-venda, seu link:
https://www.eviseu.com/pt/livros/1628/vim-vi-gostei/