Um ano!

26.06.2018

80

Fazia um ano que parara de consumir bebida alcoólica! Sentia-se muito bem, sem nenhuma necessidade; melhor do que antes. Limpo.

Não teve nenhum problema, parou e pronto. Uma grande conquista, a sua!

Não que fosse um bebedor inveterado - alcóolatra não era, mas bebia bastante, é sabido, por fuga, por não querer enfrentar suas questões, decepções, frustrações, agredindo o corpo ao longo dos anos de bebedeira, que foram muitos no seu caso

Crises teve muitas, tanto pessoais, quanto profissionais, tais como: depressão, de pânico, fez terapia, tomou e toma remédios, enfim, uma grande história de muitos como ele Todos sabem bem como é.

Conviveu com amigo viciado, de beber "pinga" logo cedo na manhã, e por sua força de vontade conseguiu superar a dependência. Hoje toma só cerveja sem álcool, como ele. Admirava-o muito!

Outro, não se livrou ou enfrentou o vício e faleceu por isso. Eram grandes amigos! Uma pena...

Sempre foi de organizar os encontros da turma da faculdade, da escola, dos amigos, enfim, quem sempre os incitava para o vicio era ele. Hoje, continua com a mesma atuação, mas não estimulando o consumo, e sim, para continuar a se encontrar independente de consumir álcool: bebe quem quer. Mesmo sendo gozado pelo pessoal: "Virou bundão. Agora só falta sair do armário!" dizem nessas reuniões, mas o respeitam e admiram pela atitude.

Os filhos o elogiaram e se orgulham de ter tomado essa atitude, preservando-se assim.O mais velho fuma e está parando - faz já quatro meses; o mais novo tem reduzido o consumo de álcool, talvez até pelo seu exemplo. É gratificante para ele.

Mas enfim, externando hoje a sua alegria e orgulho pela conquista, que continuará com a sua determinação e persistência. Não lhe faz falta.

Parabéns a todos, que como ele, superaram etapa como esta, ou que há mais tempo venceram a dependência - uma grande vitória pessoal.

Também, para aqueles que estão iniciando esse processo, que não desanimem e persistam que a conquista e sentimento de superação compensa o sacrifício. Vale a pena.

Continuar bebendo é fácil!

Homenagem à Ricardo Hanitzch, o amigo falecido; e a José Luiz do Carmo, que venceu por sua força de vontade o vício.

Meu primeiro livro de contos em pré-venda, seu link:

https://www.eviseu.com/pt/livros/1628/vim-vi-gostei/

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 16/12/2020
Reeditado em 16/12/2020
Código do texto: T7136890
Classificação de conteúdo: seguro