A torneira

09.06.2018

74

..........ploc..........ploc..........ploc..........

Sabem bem o que é uma torneira vazando, não? Irritante, não?

Tenho há tempos uma sangrando na cozinha; é alucinante e insuportável!

Principalmente à noite, deitado, escutando no silêncio negro da noite, esse ....ploc....ploc....ploc.... Enlouquecedor!

Preguiçoso para trocá-la, a consertei, ou remendei - o volante estava com folga e seu anel rachado; colei a rachadura. A torneira é de plástico, como tudo hoje. Arrumada, não esperei secar a cola rápida: testei-a.

Abri, água jorrando com força e pressão e fui apertando-a gradativamente até parar de fluir o líquido. Funcionou, será? Esperei, encarando sua ponta estática, para ver se parara de chorar. Não pingou. Ótimo. Feliz fiquei por "consertar" a dita cuja, pois era irritante o seu pingar. Agora o seu ....ploc....ploc não irá mais me incomodar. Será?

A "remediada" voltou a ser usada no dia a dia e seu volante não mais segurava a pressão d'água, e os pingos e os jorros descontrolados recomeçaram novamente. Apertava-a com jeito e cuidado. O fluir da agua passava do jorro forte para o fio, pingos e gotas espaçadas. Eu na expectativa de que parasse, parou? Não, os pingos vinham mais demorados, mas vinham. Vazava em qualquer situação.

Tentava novo aperto e desarranjava tudo - recomeçava o fio, depois o jorro forte. "Xingava" a desgraçada (só não me lembrei que não era ela a culpada, mas eu, que a remendei ao invés de trocá-la!).

A luta continuou e tempo gastei para conseguir ,cotidianamente, com que não pingasse: apertava com cuidado, aguardava; apertava com mais cuidado ainda e observava, até parar. Não poderia mexê-la mais;a sua função acabara. A deixei recolhida e imóvel, encostada na parede, quieta, inerte.Morta.

Mas, no costume do uso, me esquecia e a abria sem querer e todo o esforço feito para que não vazasse, se perdia num instante.

Até que um dia, uma luz me veio à cabeça (o abestado aqui!): tinham as duas torneiras da pia da cozinha alimentações diferentes: uma da caixa da casa, a "pingante"; e a outra, com a água vinda direto da rua.

Claro! Fecharia o registro da alimentada pela caixa da casa e acabariam os vazamentos e os ploc, plocs. Óbvio.

Estivera tão compenetrado e obstinado em parar com os vazamentos, apertando a danada, que me esquecera desse detalhe fundamental. Meu martírio poderia ter sido menor. Agora, trocá-la, mas por enquanto não, pois sem o seu uso, economizo água.

Pelo menos agora, não tenho mais o ploc, ploc irritante. Espero!

https:blog-do-cera.webnode.com/

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 09/12/2020
Reeditado em 09/12/2020
Código do texto: T7131642
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.