A Miss

22.05.2018

66

Seu pai tinha um tio por parte de pai muito folclórico - o "Tio Chico". Era seu tio-avô.

Morava em cidade do interior do estado e de vez em quando vinha passar alguns dias com eles, que também moravam no interior. Neste tempo em que os visitava, tinha ele pouco mais entre quatro e cinco anos.

A sua casa era grande com terreno enorme nos fundos, tendo mangueiras, abacateiros, limoeiros, laranjeiras, como também galinhas, perus..., mais parecendo um sítio, onde brincava.

"Tio Chico" quando vinha, fazia linguiça, e ele adorava ver como era: o tio temperava a carne de porco moída; pegava uma tripa de boi e dava um nó em uma ponta; pela outra assoprava com a boca para ficar com a forma da linguiça, como um balão de ar comprido e a enchia com a carne temperada com a ajuda de um cabo de vassoura, socando a carne. Ele o ajudava. Fazia linguiça calabresa, claro, não negando a origem da "famiglia". Era irmão de seu avô, nascido lá na Calábria. Seu pai pegava as linguiças prontas e as colocava para secar e curtir, ficando depois quase um salame, mas muito melhor. Uma delícia!

Era muito engraçado e alegre, gostava de fazer brincadeiras com ele. Tinha dentadura e tirando-a ficava com aquela boca rasgada na cara, com as bochechas sendo engolidas por ela, que o fazia rir bastante. Gostava dele, do "Tio Chico".

Anos depois, já adolescente, vê, na página de rosto de um jornal de notícias "popular", a foto de uma miss negra com o nome e sobrenome de sua mãe. Não acreditou!

- Mãe, tem uma miss negra com seu nome no jornal! Sabe quem ela é?

- Deixa eu ver. Ah, deve ser filha do seu "Tio Chico". Ele sempre gostou de negras! - emenda a mãe.

- Ele não era casado?

- Não que eu saiba. Vamos perguntar para o seu pai, no jantar. Guarda o jornal para mostrar para ele. - completa a mãe. "Tio Chico" falecera anos atrás.

No jantar, ele pega a página do jornal com a foto da miss, que aliás, era muito bonita - corpo esbelto, sorriso largo em boca carnuda e grandes olhos negros brilhantes, uma miss mesmo - e mostra ao pai.

- Pai, olha só, uma miss negra com o nome da mamãe! Ela disse que deve ser filha do "Tio Chico"!

- Deixa eu ver. - diz o pai sorrindo e pegando o jornal com a foto.

- Pois é, deve ser sim filha dele. Teve várias namoradas negras, deve ser de um desses namoros. - emenda o pai.

-Mas com o nome e sobrenome da mamãe? Por que será? - pergunta ao pai.

-Pode ser coincidência ou homenagem a sua mãe pelo tempo que passou conosco lá no interior, lembra? - responde o pai.

-Será? Ele era muito querido, gostava dele! - completa a mãe.

-Sim, claro que lembro e adorava fazer linguiça calabresa com ele! Era uma delícia!

Ficou, assim, registrada na família uma miss com o nome de sua mãe, como exemplo de beleza da mistura de raças!

Se "Tio Chico" quis assim homenagear a sua mãe, foi muito bonita a sua atitude. Obrigado "Tio Chico".

E se não fosse ela miss e aparecesse em jornal, talvez nunca teriam ficado sabendo.

O jornal, não guardou.

https://blog-do cera.webnode.com.br/

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 01/12/2020
Código do texto: T7124764
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.