Corpo de Mulher

08.05.2018

60

Tinha ele entre 12 a 13 anos e era fissurado em futebol. Fã de Pelé, o mito maravilhoso do futebol, com sua magia e habilidade, genialidade e inteligência: um "dom" inigualável que o conquistara. Pensava um dia ser como ele, imaginando ter também essa qualidade inata.

Passava os dias treinando sozinho, tentando fazer o que ele fazia com a bola e quando ia jogar com os outros, via que conseguia se diferenciar. Tinha mais habilidade que os demais, em sua maioria. Exultava!

Destacava-se, alegrava-se e sentia-se melhor, até superior, talvez para compensar a falta de atenção e valorização que não tinha em sua casa - seu pai nunca assistira a uma partida sua durante este período futebolístico: não tinha interesse pelo futebol!

Sabia também que era bom pelos comentários dos amigos. Até seus pais lhe diziam:

- "Você é um carque, hein! Tá quase igual ao Pelé".

Deliciava-se com essa comparação e elogio.

Havia um negro - mais velho, lavador de carro, muito simpático e querido, gostava dele - que passava frequentemente pela rua da sua casa e vendo-o jogar com os meninos, que deveria ir jogar no Corinthians. Torcia pelo Santos, time de Pelé, claro, e nunca iria jogar no Corinthians, maior rival daquela época!

Conhecia seu pai o lavador e lhe dizia isso sobre o filho, o que o deixava surpreso, mas mesmo assim nunca fora ver se era mesmo o que falavam: um "craque" da bola!

Ele só queria saber de jogar futebol fosse onde, como e com quem fosse, era sua obsessão.

Na escola deixava de assistir as duas aulas iniciais e jogava na quadra. Assistia à próxima aula, vinha o recreio e jogava. Voltava para a classe todo "suado", cara vermelha, cabelos desgrenhados, roupa suja, joelhos machucados e não assistia a última aula antes da saída da escola, pedia "dispensa" falsificando a assinatura do pai na "caderneta" - que aprendeu com facilidade, era muito simples sua rubrica - jogando até o fim do dia.

Também na rua, campinhos de terra, onde pudesse e tivesse com quem jogar, lá estava ele. Um vício! Era o craque da escola, os professores de educação física que o viam jogando o chamavam de "Pelé" também, para a sua gloria. Estava sempre na seleção de futebol para os torneios entre escolas. Popular, se sentia muito!

Mas com essa obsessão, estava segundo o pai, ficando com "corpo de mulher": pernas grossas, quadril largo, sem o tronco e peito desenvolvidos, parecendo uma "coxinha de galinha"!

Tinha que ir nadar para desenvolver o físico e ficar com "corpo de homem", dizia-lhe o pai! Começou, a contragosto, a treinar natação no clube onde a família era sócia. Ficou definido: jogar futebol se treinasse natação. Era a condição.

Nadava bem, com estilo, mas detestava treinar, achava muito chato e fazia de tudo para não ir todas as manhãs - estudava à tarde - alegava que ia chover, que estava com dor de cabeça, de garganta e torcia para amanhecer chovendo, inventando todo o tipo de desculpa para não nadar.

Seu negócio era " bola e bola " e ao contrário, em qualquer condição de tempo, temperatura e pressão jogava - quando chovia um dia ou horas antes de ter um jogo, colocava um ovo em cima do muro para parar a chuva. Simpatia que às vezes funcionava!

Então, nas voltas que o destino nos dá, conheceu uma menina que se mudara para a casa em frente onde jogava com a molecada, na rua ao lado da sua. E, era nadadora!

Loiríssima, cabelos longos e lisos, olhos pequenos mas risonhos, pele amorenada do sol. Interessou-se por ela.

Assim, por causa dela, voltou a querer treinar natação, dizendo que não gostava do treino do seu clube. Convidou-lhe para ir para o dela como militante. Foram juntos fazer um "teste", ele.

Passou, começando assim sua carreira aquática, mas que durou pouco nesse clube. Iam todos os dias a pé - moravam perto do clube, conversando alegremente e enamoradamente, ele por ela.

Mas nos treinamentos e na convivência da piscina, viu que ela gostava de um nadador que não ele! Ficou frustrado e decepcionado. Perdeu o interesse - começou a vagabundear, matava os treinos, fazia bagunça na piscina até ser dispensado da militância pelo treinador - machucado em seu amor próprio, por sentir-se "trocado"!

De orgulho ferido e para mostrar a ela que podia ser tão bom quanto o seu "queridinho", recomeçou a treinar no seu clube, com afinco e determinação, se empenhando diariamente, fins de semana, de forma obsessiva. Conseguiu se tornar um bom nadador, mas não um campeão. O "queridinho" era melhor que ele, tinha que admitir.

E ironicamente, tempos depois o treinador que o havia dispensado do clube dela, foi para o seu e quando viu que estava na equipe lhe disse:

- Você aqui, não acredito!

Ficaram, amigos, treinou um tempo mais com ele e foi jogar polo aquático, onde era bem melhor.

Ele, o treinador, treinou seus filhos depois também.

A menina nadadora nunca mais viu, assim como ao seu "queridinho", mas lhes é grato por terem feito com que ele se desenvolvesse no nado, descobrindo que era esse o seu meio, a água.

E a seu pai, também.

Até hoje ele continua a nadar, há muitos anos não joga mais futebol.

E não ficou com corpo de mulher, como o pai achava que ficaria!

https://blog-do-cera.webnode.com/

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 23/11/2020
Código do texto: T7118485
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.