A Promoção Anual
– Todos me vêm? Todos me ouvem? Ótimo! Boa tarde a todos. Chamei vocês nessa live para tratarmos de alguns assuntos, a pedido da Diretoria.
– Artur, pode posicionar melhor sua câmera, por favor? Não vejo sua boca.
– Claro, desculpe. Está melhor agora?
– Sim, obrigado.
– Está bom para todo mundo?
Como ninguém mais se manifestou, Artur continuou, aparentemente lendo anotações de alguma janela do lado do aplicativo de reuniões. Seus olhos estavam ligeiramente deslocados à esquerda da tela:
– Como eu ia dizendo, a Diretoria me pediu para dar alguns avisos. O primeiro é sobre as promoções anuais que costumam ser divulgadas nessa época do ano. Infelizmente, por conta das restrições financeiras devido à pandemia, a empresa não tem condições de promover funcionários de todos os setores, como faz usualmente. Mas, para mostrar que só não faz isso porque realmente não é possível, e que valoriza seus funcionários, a Diretoria decidiu, de forma simbólica, fazer uma única promoção, e conta com a compreensão de todos. A empresa reconhece o esforço de todos nesse período difícil, e promete retomar as promoções habituais tão logo a situação financeira voltar aos níveis anteriores.
Artur fez uma pausa, olhou diretamente para a câmera do computador, porém não teve coragem de olhar para nenhuma das pequenas janelas onde apareciam os rostos dos funcionários. Achou por bem permitir um pseudodiálogo:
– Alguma pergunta? - e varreu a tela procurando um movimento qualquer. Antes de notar algo, ouviu uma pergunta:
– Podemos saber como foi escolhido o setor do funcionário que vai ser promovido? – era Marisa, da Seção de Informática.
– Olá Marisa, infelizmente eu não sei. Esse ano a Diretoria nem conversou com os chefes de seção sobre isso. Tudo o que me deram foi um nome para comunicar.
– Então fala logo, Artur, – logo emendou Ricardo, economista sênior.
– Pois bem, quem ganhará a promoção é Carla Santos, chefe da Seção de Relacionamento com o Cliente. Parabéns, Carla! - Artur procurou Carla pelas janelas à sua frente, mas o que viu foi uma sequência de janelas se fechando. Ficou em silêncio e logo em seguida ouviu uma voz feminina.
– Artur, – era Carla, e sua janela ficou automaticamente maior para todos os que ainda estavam na live – gostaria de agradecer a promoção, mas confesso que estou bastante constrangida por ter sido a única.
– Eu entendo, Carla. De qualquer forma, a Diretoria ressalta que você fez um trabalho extraordinário no início da pandemia, quando sua Seção teve que procurar todos os clientes e explicar-lhes todo o novo procedimento da empresa, muitas vezes apagando incêndios, recuperando clientes descontentes, etc. De fato, todos da sua Seção estão de parabéns.
– É exatamente por isso que fico constrangida, Artur. Gostaria que todos meus funcionários fossem promovidos, e não eu.
A essa altura, aqueles que tinham abandonado a live já estavam se comunicando freneticamente pelos diversos grupos de conversa de que participavam. Os três subordinados de Carla, por motivos óbvios, foram os últimos, junto com ela, a sair da live. Logo em seguida, no entanto, puseram-se a conversar num grupo só deles:
– Que FALSAAAAA!!!!!! – Fernanda estava muito irritada. – Até parece que foi ela que aguentou todos aqueles clientes!
– E você acha que seria um de nós o promovido? Não seja ingênua. Pelo menos foi da nossa Seção; já é alguma coisa – Jorge era o mais sensato dos três.
– Sabe quando vai ter outra promoção na nossa Seção? Depois que todo mundo tiver sido promovido. Viram que todos saíram da reunião quando ela foi anunciada? Estão possessos! – Marli entrou na conversa.
Fernanda enviou uma série de figurinhas ridicularizando sua chefe.
– Será que ela vai nos chamar pra comentar algo? – perguntou Marli.
– Duvido! Mas é bem provável que ela mande um e-mail agradecendo nosso esforço. Ela é boa nisso. Vou sugerir que ela faça uma festinha pra comemorar kkkkk– Fernanda sempre foi a mais irônica.
Jorge, que não estava nem aí e que não gostava de fofocas, quis por fim à conversa:
– Mudando de assunto, quem de nós ficou de ligar para o Dr. Fausto? Se for eu, estava querendo fazer isso já.