Vôtelho
21.04.2018
50
O filho mais velho iria se casar naquele ano. O mais novo casara no ano anterior. A futura nora, que ficara viúva muito moça, tem um filho. Estavam morando juntos no apartamento dele há cerca de trinta dias, acostumando-se ao convívio conjunto.
O garoto é muito esperto, ativo, falante, mas de gênio forte e decidido para seus poucos sete anos de vida, que completaria naquele mês. Não gostava de ser contrariado.
Era seu "netelho", mistura de neto com "pentelho", apelido que lhe dera. O menino, por sua vez, chamava o avô "postiço" de "vôtelho", avô com "pentelho". Estavam no mesmo nível de idade, infantis.
"Vôtelho" adora brincar com ele, pregar peças e vice-versa. O filho participa também, mas em algumas situações vira pai e chama a atenção dos dois, como a dois moleques. O que o faz relembrar de quando o repreendia da mesma forma e no mesmo tom. As situações da vida se repetiam: tal pai, tal filho! A futura nora, muito querida e calma, não se irrita com nada, deixa os "garotos" darem vazão a sua energia e ímpeto.
"Vôtelho" tinha aniversariado no mês anterior e seu filho contara ao enteado. Naquele dia foram comprar o presente, disfarçadamente. Voltaram, e o garoto logo veio, todo falante e animado, dizendo:
-Tem surpresa pra vocêeee, de trezentos reaaais! Tem surpresaaa! Tem surpresaa! - Falava alto e olhava inquisitivamente para o "vôtelho" enquanto ele sorria do jeito faceiro e alegre do menino. Muito querido!
Seu filho chamou-lhe a atenção, brabo, dizendo que não podia falar nada quando se tratava de uma surpresa! Ele arregalou os olhos, e falou:
-Mas eu não disse, para o "vôtelho", o que é! - responde com ingenuidade simples, direta e com certa razão.
Jantaram, e o garoto louco para dar o presente para ele, dizia:
- "Vôtelho, você não quer ver a sua surpresa de trezentos reais? Não quer, não? Eu ia querer saber o que é que custou tanto dinheiro, né! Eu sei o"qui ééé"!"
-Deixa eu adivinhar então. - disse o "vôtelho".
-É de comer? "
-Errou!
-É de beber?
-"Ihhh errou "dinovo"! Tá dificil"
Nisso, veio seu filho e chamou o garoto para ir com ele ao quarto, tinha uma coisa para lhe dizer.
Voltaram, os dois, e o menino trazia um pacote nas mãos, encostado ao peito. Era a surpresa!Olhou-o de baixo para cima e disse em voz bem baixinha e carinhosa:
-Sua surpresa "vôtelho"!O avô sorriu-lhe com ternura, trouxe-o para perto de si e disse:
-Vamos abrir juntos a minha surpresa?
Veio espontaneamente para o colo do avô e começaram a desembrulhar o presente, mas como o embrulho estava muito bem feito e difícil de abrir, falou:
-Rasga logo que estou louco para saber da surpresa! - rasgaram o papel com vontade e apareceu uma caixa comprida e estreita de uma caneta!
-Que linda, adorei! Obrigado filho querido! E obrigado pela surpresa, "netelho"! - disse, dando um beijo carinhoso na bochecha tenra e gostosa da criança.
-Para você escrever melhor! - replicou o filho.
O garoto ficou olhando a caneta, pediu para experimentar e fez um lindo desenho que deu de presente ao "votelho".Foi a melhor das surpresas!
Guardará para sempre o seu desenho de "VOVÔTELHO!"
https://blog-do-cera.webnode.com/