“Mariscos à Passarinho”
20.04.2018
48
Era aniversário de um dos componentes do grupo do "buteco" da faculdade, local em que ocorriam as cervejadas em comemoração às datas importantes.
Mas dessa vez preferiram ir jantar em um restaurante antigo, tradicional, no centro da cidade, que funcionava vinte quatro horas. Frequentavam personalidades, artistas, políticos, bêbados e claro, estudantes como eles.
Chegaram e escolheram mesa grande e de canto, na qual coubesse o grupo. O espaço não estava lotado, mas com o público habitual, com várias mesas ocupadas por casais ou famílias.
Pediram cerveja e três frangos a passarinho. Antes das bebidas chegarem, começaram a cantar em coro alto e forte, batendo na mesa com as mãos, como sempre faziam no "buteco" cativo:
- Os anjos desceram chamaram o garçom, pediram cerveja....abre , abre, abre a cerveja.... abre, abre, abre a cervejaaaa.
Estavam alegres e animados, fazendo algazarra, haviam bebido algumas antes. O pessoal do restaurante, principalmente o gerente e os garçons, não estavam gostando. Os demais clientes sorriam, e provavelmente comentavam que já tinham feito igual. E quem não fez?
Chega o franguinho e começaram a cantar novamente:
-Parabéns pra você nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vidaaaaaa....
Foram interrompidos pelo gerente, dizendo que não podiam cantar,pois atrapalhavam o jantar dos outros. Pura birra e implicância dele!
Ficaram chateados e inconformados, mas em respeito aos demais clientes, não cantaram mais. Começaram a comer o frango que tinha vindo em uma grande bandeja. Haviam pedido três porções, bem fritinhas, com bastante alho, salsinha e limão. Delicioso.
Comiam com fome e satisfação, regando a comilança com cerveja. Lambiam os beiços e os dedos. Já ao final, encontraram entre seus pedaços, uma casca de marisco!
-Como ? "Marisco a passarinho!"- disse um deles alto e jocosamente para que todos ouvissem!
- "Marisfrango" - fala outro com a casca dele na mão.
- "Frango aquático!" E assim foram falando as suas versões para aquele achado. E cerveja para comemorar - "vivaaaa o frago aquático..."
Comeram todo o frango deixando somente a casca do marisco na bandeja. Resolveram ir até o gerente mostrar-lhe para ver a sua reação!A vingança tarda, mas não falha!
Levantaram o aniversariante e amigo com a bandeja e a casca e caminharam em direção ao gerente.
-Veja só o que veio no frango a passarinho que pedimos - disse o aniversariante.
-Como um restaurante tão tradicional deixa isso acontecer. Que vergonha! - completou o amigo.
Falavam alto para todos no recinto ouvirem, deixando o gerente irritado e preocupado com o que tal fato e alarde causaria à imagem do local, tradicional na cidade.
-Nunca vi "frango aquático" ou "marisfrango" na minha vida, você já viu?
A cena prolongava-se e todos os demais no restaurante olhavam curiosos para eles ali em pé com o gerente.
-Está bem, está bem, me desculpem! Pode pedir o que quiserem no mesmo valor, que não lhes cobraremos - falou o gerente muito contrariado.
Vibraram! Tinham dado o troco em quem lhes havia proibido comemorar cantando. Graças à ironia do destino pregaram uma peça nele, pois nunca poderiam imaginar que isso aconteceria justo daquela forma!
- Já que não podemos cantar, vamos "bebemorar"! Dá o valor dos frangos em geladas! - disse o aniversariante depois de consultar ao pessoal na mesa.
E assim comemoraram o aniversário do amigo mais animados e alegres, mas de graça, graças ao "Marisco à Passarinho". Viva os bons tempos da faculdade! Viva!
https://blog-do-cera.webnode.com/