O “Sorriso Colgate” de minha Mãe

21.03.2018

25

Estava ansiosa para arrumar trabalho - era uma questão de sobrevivência, pois a situação na sua casa estava difícil com a mãe envelhecendo e seu pai na guerra - sem qualquer notícia ou informação dele pela censura que havia nas correspondências vindas da Alemanha.

Folheava todos os dias os jornais, anúncios de agências de trabalho. Não estava fácil - igual à dela, muitas famílias estavam passando a mesma dificuldade naquela época. Tinha que encontrar emprego logo, para que pudesse ter alento e poder seguir em frente. Anos difíceis de sua juventude de apenas dezessete anos!

Início dos anos quarenta, segunda guerra mundial começando, ela filha de pai alemão e mãe francesa - ele foi para a Alemanha resolver problemas de família antes de eclodir o conflito a chamado dos irmãos e não pode voltar - trabalhava aqui em frigorífico anglo-americano ,e como não retornou, seu salário foi cancelado. Estavam passando necessidades, ela e a mãe, por isso o emprego era fundamental.

Até que um dia, uma conhecida lhe disse que na empresa em que trabalhava precisaria de secretária, se se interessaria.

- Mas claro! Quando posso ir lá, hoje?

- Vejo e amanhã te dou retorno, te ligo.

Passou o dia na angústia de saber se receberia a ligação no dia seguinte e se iria conseguir o emprego. Acabara de se formar, fizera curso de datilografia, mas pouca ou nenhuma experiência ou vivência de trabalho tivera até então. Mas estava determinada : "vou conseguir, quem sabe tenho sorte!"

Dia seguinte na espera da ligação, passa a manhã e nada. Logo depois do almoço o telefone toca:

- Oi tudo bem?-sua amiga da proposta de trabalho! Seu coração disparou, será que é sim ou não? Ficou estática por alguns segundos e respondeu com algum atraso:

- Boa tarde tudo bem?

- Falei aqui com o pessoal e poderia vir amanhã pela manhã falar com a secretária do diretor, às 08h30min?

Uma enorme alegria se avolumou dentro de si.

- Sim claro estarei ai sim. Muito obrigado! Desligou e começou a pular faceira, "vou conseguir, vou conseguir".

Dia seguinte, foi bem cedinho para o local da entrevista, não queria perder a hora de forma alguma. Sobe as escadas de acesso à sala onde teria a conversa e cruza com senhor bem vestido que a olha, cumprimenta, ela lhe sorri - tinha um lindo sorriso de dentes brancos, alvos, grandes e certos ,e ele lhe pergunta se trabalhava na empresa. Diz que não, mas que estava indo falar com a secretária do diretor da área de vendas para uma vaga.

- Boa sorte lhe desejou! Vou precisar, pensou.

Fez a entrevista, mas seu teste de datilografia não foi bom, o que a desanimou. Ficou abalada, tinha gostado do local, das pessoas e também do valor que receberia - o mais importante para poder ajudar em casa! Não perdeu as esperanças, tinha sexto sentido de que aquele encontro nas escadas, do seu sorriso e a "boa sorte" que recebera quem sabe lhe viria.

Dias sem contato, ela se resignando de que não iria ser chamada para trabalhar lá e já procurando outro emprego, quando soa o telefone:

- Oi tudo bem? Estava tentando falar com você nestes dias e não consegui, e poderia vir aqui na segunda-feira agora para começar a trabalhar conosco?

Não acreditou! Seu sorriso iluminou todo o rosto, os olhos brilharam e ofegante e inebriada de alegria e emoção respondeu aos borbotões:

- Sim claro, sim, sim! Que ótima notícia esta me dando!

No dia de iniciar seu trabalho, teve encontro com a secretária do diretor e conversaram sobre como seriam suas atividades, o que faria e a quem se reportaria. Na conversa ela lhe disse:

- Sabia que você foi contratada pelo seu sorriso ?

- Não, é mesmo?

- No dia que veio aqui fazer a entrevista você cruzou com nosso diretor nas escadas que lhe cumprimentou, viu seu sorriso e se encantou! Perguntou-me quem era, disse que estava sendo avaliada, mas que a parte de datilografia não era das melhores.

- "Pode contratá-la! "Sorriso Colgate" como este não se encontra em qualquer lugar e datilografia se treina!" - me disse!

A sorte que tanto almejava e que seu sexto sentido lhe dizia que aconteceria lhe sorriu!

Começou a trabalhar e seu "Sorriso Colgate" estampou os "outdoors" e revistas da época nas propagandas de creme dental da empresa.

O "Sorriso Colgate" da minha mãe!

https://blog-do-cera.webnode.com/

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 25/10/2020
Código do texto: T7095746
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.