- Em um banco da praça!

Sentado em um banco da praça fico distante e sereno e sempre vem sentar-se perto de mim alguém mandado não sei por quem e que me ajuda no viver.

Nessa semana foi o Felipe, jovem de seus quinze anos e cheio de espinhas na face e um olhar brilhante de estudante atento.

Sentou-se e como não é de costume atualmente entre os jovens ele fez-me uma reverencia e pediu-me licença para ocupar o lugar naquele banco, que estava vazio e ao meu lado sentou-se... Fiquei pasmo pela sua educação.

Não se aflija jovem, pode sentar e fique à vontade, não sou o dono do banco!

Sorridente ficou agradecido e como sempre acontece começou uma conversa informal.

Venho do vilarejo de Cabeceiras e estou por esse lugar de passagem e estou começando a ficar encantado por tamanha beleza daqui! Vim tentar concluir uma tese escolar.

Isso dito dessa maneira muito me encanta, pois que aqui a felicidade estsrá sempre nos lugares que por aqui passar.

Temos matas e praias as mais lindas nunca vista em algum lugar do nosso Planeta.

Pois sim, tudo é muito deslumbrante e agradável de se ver e apreciar é o que mais faço.

Chegaste há muito por essa banda daqui? Pergunto curioso!

Não fazem só dois dias que por aqui cheguei, estou hospedado no Hotel Miramar, conheces?

Sim, fica bem pertinho da praia, pena que está ameaçando de chover e esse tempo fechado não poderás curtir as ondas azuis do mar.

Ainda fico alguns dias por aqui e tenho certeza que pegarei belas ondas no surfe;

Além de estar aqui à passeio o que mais vieste fazer? Sempre sou muito curioso...

Não estou passeando! Fiz um trabalho de pesquisa na Escola Dom Manuel II, onde estudo, e fui designado para continuar as pesquisas por essa paragem.

Muito bem! Qual o assunto que te despertou tanto interesse e que cá te trousse?

É sobre os mares e a relação com que influenciam os seres humanos e principalmente as mulheres idosas.

Pois é assim? Conte-me alguma coisa mais palpável.

Na minha tese eu quero provar que os mares e suas configurações podem influenciar no temperamento das mulheres, principalmente nas mais idosas. As marés têm uma relação muito próxima com a maneira delas agir, observei e anotei que quando o mar está calmo e tranquilo e podemos ouvir com serenidade as ondas baterem na beira da praia é sempre calmante para a conduta dessas senhoras é uma situação de calmaria, mas, na agitação das ondas e suas marolas gigantes e na arrebentação nas pedras dos penhascos, também, refletem nas atitudes das senhoras idosas. Cria uma certa revolta e na maneira de agir e no trato com os seus próximos, se irritam e ficam agitadas sem mais nem menos.

Achei interessante a sua tese e espero que termine e que as aguas de nossas praias te façam concluir com serenidade a sua teoria e desde já dou meus parabéns e achei muito interessante e profunda a sua maneira de ver assim a vida.

Assim terminou mais uma manhã e nos despedimos, pois que a chuva logo chegou de mansinho e tivemos que interromper a conversa.

Fiquei feliz em conhecer o Felipe e escutar de um jovem educado essa bela teoria sobre o comportamento das mulheres idosas.

Vou ficar atento na minha Eurídice!

-------------------------------------------------------------------------------

LAURO PAIXÃO
Enviado por LAURO PAIXÃO em 21/10/2020
Código do texto: T7093118
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.