"Cheiros"
03/12/2019
182
Morei com minha mãe no seu apartamento por um bom tempo, após o falecimento do meu pai. Usava o seu quarto, onde ele fez de dois, um, derrubando a parede divisória entre eles. Enorme!
Dormia no chão, estava com problemas na coluna e isso aliviava as dores. Minha mãe não se conformava, achava que deveria tomar relaxante muscular e dormir na cama.
Eu deixava uma das janelas do "quartão" aberta para ventilar, mas como tinha obra abandonada de um prédio ao lado, às vezes, entravam morcegos no quarto. Mantinham ninho lá, inclusive ao anoitecer, via-os sair em voo parecido ao das andorinhas.
Era uma luta fazê-los sair do quarto, acendia a luz, mas mesmo assim voavam em círculos sem parar, até saírem para a rua. Levava susto também, quando acordava com o barulho de suas asas e seu piado seco no escuro. Mas a maioria dos morcegos é insetívoros, 70% das espécies são e os únicos mamíferos que voam! Não sabia deste detalhe até fazer esta pesquisa. Mas transmitem a raiva.
Um dia, durante o almoço, minha mãe me perguntou:
-Não esta sentindo cheiro esquisito lá no seu quarto?
-Não!
-Não? Nossa, está forte. Será que não é algum sapato com a sola suja de cocô de cachorro que pisou?
-Vou ver depois.
Esqueci de olhar. Continuei dormindo com a janela aberta e não sentia o cheiro que ela dizia ter no quarto. Dias depois, no jantar:
-Continua o cheiro forte no seu quarto, não está sentido?
-Não!
-Não é possível! Você deve estar com o nariz entupido. Tá forte parece carniça!
Talvez por dormir no chão, não sentisse o bendito odor que minha mãe dizia ter.
No dia seguinte, chego para almoçar, entrando no meu quarto sinto um cheiro horroroso e forte de amoníaco que detesto! Minha mãe tinha o costume de limpar com esse produto, os tapetes e o carpete no chão dos quartos. Ele me nauseava, além de ser tóxico.
-Passou amoníaco no carpete do meu quarto, mãe? Sabe que não gosto! Prefiro o cheiro de carniça que diz ter. E é tóxico!
- Tóxico o quê! Passo amoníaco faz anos e nada de ficar intoxicado, nada! Deixa de coisa, Fernando!
Tive que dormir com os dois cheiros agora, um que não sentia, e outro que me incomodava. Aquela noite o sono foi "tóxico".
Tempos depois dos cheiros fluírem e amainarem, almoçando, minha mãe falou:
-Sabe o que encontramos no seu quarto hoje, na faxina da semana?
-O que?
-Um morcego seco, horrível! Um nojo! Um ratinho preto!
-É mesmo?
-E você dormindo com ele ali ao seu lado sem sentir nada! Estava atrás do sofá em que você encosta a cabeça quando deita no chão! Como que você não sentiu nada?
-Não sei. Acho que por dormir no chão o cheiro não vinha. Deve ser isso.
-Pode ser.
-Mas agora é o de amoníaco que esta me incomodando muito. Não passe mais, mãe, por favor.
- Você é engraçado, não sente cheiro de carniça e o amoníaco te incomoda! Acho que é teu nariz que estava entupido e o amoníaco desentupiu!
-Pode ser. Acho também que pelo cheiro dele, os morcegos não vieram mais dormir comigo.
Rimos.
https://blog-do-cera.webnode.com/