"Waffles"

05/12/2019

183

-Chego às 12:30 lá. - mensagem que leio no "zap" de amigo antigo, hoje paralitico, da época da escola primária, o Antônio. Nossa amizade tem mais de 50 anos!

Combinamos almoçar em uma padaria e confeitaria de outro amigo, Sasson - seu sobrenome e como ficou conhecido, este do clube - jogamos polo aquático juntos, que agora está começando esse negocio. Faz pães, "waffles", doces, artesanais e bons. Esta vendendo bem para os grupos que tem nas redes sociais, e agora, abriu para o publico. O local é bem agradável, fica nos fundos de uma enorme casa com quintal largo e comprido. Sua cozinha tem a porta de acesso junto à cobertura em madeira rústica, onde fica uma enorme mesa comunitária para os clientes.

-Estou aqui, 12:30 como combinado! - eu atrasado, moro quase ao lado do local, e é sempre assim, pois se morasse longe já teria chegado!

Saio ventando de casa, caminhando rápido e chego dez minutos depois, ele no carro conversando com o "padeiro".

-Atrasei! Desculpe.

-Você vai bem? Antes de mais nada não é? - cumprimenta-me Sasson.

-Tudo e você. Não dormimos juntos essa noite, certo! - brinco com ele, que ri.

-Tudo bem. Ajude-me a tirar a cadeira de rodas do carro. - diz Antônio levando o veículo para estacionar no amplo e arborizado quintal.

Tiro-a do porta-malas e posiciono ao lado do banco do motorista, ele tem pratica em sair do carro e se instalar na cadeira, afinal faz mais de 20 anos que ficou assim, causado por acidente automobilístico na serra de Paranaguá. Faz tudo sozinho! Sentado, vai empurrando-a até a mesona, eu caminhando ao seu lado.

Sentamos os três e começamos a conversar. Antônio faminto, pergunta o que vai ser?

-"Waffles" salgadas, que acham? Com "cream cheese", tomates picados e azeite! - propõe nosso "chef Sasson".

-Ótimo! Perfeito. - concorda Antônio e eu também.

-Depois, quero saber da historia de como você começou a jogar polo, certo! - para o "chef".

-Si, claro, como no! - é nascido no Uruguai, e brinca às vezes falando castelhano.

-Não tem umas azeitonas, queijo parmesão para beliscarmos enquanto esperamos? - peço.

-Tenho azeitonas pretas que coloco no pão. Queijo não posso cortar, vai faltar depois! Pode ser só as azeitonas? - na forma bem direta de falar dos portenhos.

-Sí, claro, como no! - respondo na mesma moeda.

Ele volta para a cozinha e nós retomamos a conversa, aguardando os "waffles".

Chegam os dois pratos iguais, lindos e cheirosos.

-Que delicia! - diz Antônio.

-Bueno, no? - replica Sasson

-Sim, cheira muito bom! - respondo.

Começamos a comer, ele senta conosco e volto ao assunto do polo aquático:

-Então, como tudo começou?

-Mas já? - responde ele.

-Vamos comer antes, depois ele conta. - fala Antônio.

-Olha, da outra vez que combinamos de nos encontrar, não deu certo. Agora, tem que ser logo, senão vai acabar esquecendo de contar essa bendita historia!

-Vamos comer, e depois ele conta. To faminto! - Antônio replica.

-Tá bom! - concordo vencido.

Antônio engole a sua com voracidade e avidez. Eu vou aos pedaços, são quatro. Chegam outras pessoas para um café, Sasson os atende. Antônio pergunta se divido com ele mais uma, pois já estava com a primeira no "bucho". Aceito - ainda estava no terceiro pedaço da minha, e pensei que a historia não iria sair hoje também. Haja "waffles"!

-Sasson, una más! - pede Antônio.

-Igual?

-Como pode ser?

-Com ovos mexidos e champignon, que tal?

-Maravilha!

-Sim. Mas depois você vai contar a historia, certo! - completo.

-Sí, claro, como no! - volta a entrar na cozinha para o preparo da nova "waffles"!

Voltamos ao nosso "papo", pedi, então, para que me contasse a história, mas disse que não sabia bem, que aguardasse a versão do Sasson quando trouxesse a "waffle" de champignon, pois estava curioso também.

Chega a terceira "waffles", não tão boa como a primeira para o meu gosto. Antônio achou deliciosa. Sasson agora se acalmou e sentou-se à mesa conosco.

-Sasson, senta que lá vem a historia! - brinquei com ele

-Sí, contaré!

Começou então a bendita historia tanto aguardada: que veio do Uruguai em meados dos anos 70, sempre nadara lá no mar de agua fria, e estava na borda da piscina do nosso clube olhando Antônio brincando com uma bola amarela de polo aquático dentro dela. Antônio notou o seu interesse e lhe perguntou se queria jogar com ele. Aceitou, pulou na agua e começou a "bater bola", é canhoto, demonstrando habilidade que impressionou a Antônio!

-Você nunca jogou polo aquático?

-Não!

-Tem muito jeito e é canhoto, melhor ainda. Vem amanhã falar com o nosso treinador, o Zabo, para começar a treinar, vai se dar bem.

-OK.

Dia seguinte foi ao treino e pediu ao técnico, húngaro de origem, que queria treinar. Ele respondeu com a sua tradicional delicadeza e jeito que já conhecíamos, dizendo-lhe de chofre:

-Pode cair agora na agua e nadar mil metros borboleta sem parar. Se aguentar, pode começar a treinar!

Caiu e nadou! Começou a jogar por causa do convite do Antônio, tornando-se um ótimo jogador e apaixonado pelo esporte. E foi assim que nos conhecemos e amigos até hoje. Os "waffles" são bons também. Ele continua habilidoso. É canhoto!

https://blog-do-cera.webnode.com/

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 28/09/2020
Código do texto: T7074399
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.