“Bella Cannaruta”
189
Meu pai dizia que quando uma pessoa gosta muito de comer é "Cannaruta".
Ouvi essa palavra, durante muitos anos, sem saber direito o seu significado, deduzindo ser em dialeto calabrês, como o cumprimento que faziam ele e o meu tio, seu irmão mais novo. Um dizia: - "Che Dice", e o outro respondia: -"Alice", mais parecendo uma brincadeira.
Fui, então, pesquisar o significado:
Cannaruto (can-na-rù-to)
1.Goloso. riferito a persona particolarmente vogliosa (desejosa), specialmente di cibo(comida). Es: "è c. 'e cioccolata " (è molto goloso di cioccolato)
Minha mulher, filha de alemães, é uma "Cannaruta" ou gulosa, adora comer e tem aquele gosto típico alemão, ao qual meu pai se referia como estragado, pois, comem "pão com chocolate", dizia jocosamente para minha mãe que é filha de pai alemão. Comi uma vez e achei bom, assim como o pão com banana que às vezes minha mãe fazia. Talvez seja o meu lado alemão se manifestando. Paladar que é uma afronta para os italianos, que gostam da mesa sem muita combinação e misturas entre doces e salgados. Minha mãe se aculturou à culinária italiana, vindo a cozinhar maravilhosamente as pastas, como lasanhas, canelones e o molho de tomate com "bracciolas" - inigualável! Fazia pouca comida alemã, às vezes meu pai comprava salsichão para fazer cozido ou grelhado e era servido com o "sauerkraut" (repolho azedo) só isso.
Desde que conheci minha esposa, e convivemos há mais de 15 anos, assisto a uma cena que merece ser vista, pois ela curte o ato de comer, talvez mais do que os italianos. Por exemplo, quando vamos a um restaurante por quilo, primeiro ela passa demoradamente pelo "buffet" namorando os alimentos; depois, efusiva e com olhos vivos e gananciosos traz para a mesa no mesmo prato, mas em porções bem separadas, frutas, carnes, saladas, macarrão... comendo um a um para sentir bem o sabor. Isso sim é uma afronta aos costumes italianos, pois "la pastaciutta" se come sempre em separado, lá é servido como "primo piatto". Vale a pena ver a sua alegria, quase infantil, ao degustá-los. Claro que os que não estão tão bons, não come com tanto prazer ou até rejeita.
Profeticamente como dizia meu pai, tem ela alguns gostos diferentes, o que percebi quando me disse que adorava comer "cuca" (bolo típico alemão) com linguiça. A princípio achei estranho e igual ao pão com chocolate, mas comi algumas vezes e não era de todo ruim. Foi quando morávamos em Ituporanga, na Serra Catarinense, cidade de alemães, onde havia uma padaria que fazia essas cucas, onde comprávamos junto com a linguiça. Ela se deliciava.
No começo do nosso relacionamento, em São Paulo, pedi que me fizesse um almoço. Fomos então ao supermercado comprar os ingredientes, caminhando por um dos corredores, ela para e diz: "Tem jiló, não acredito! Adoro jiló! " - e pegou três bandejas; mais adiante diz: "Olha, tem quiabo também!", e pega mais três bandejas! Eu só acompanhava, calado...
Fomos para casa e ela preparou jiló com carne moída e quiabo ensopado e batata salsa a vapor. Sentou à mesa animadíssima e me serviu o "engasga gato", como chamava o prato. Eu comi e então lhe disse:
- Olha, não é qualquer namorado que come isso no primeiro almoço que a sua namorada faz para ele! Precisa gostar muito!
Ela se dá conta, fica estática e de olhos arregalados, entendendo que talvez eu não goste destes vegetais diferentes, mas para seu agrado e alegria, como. Mas estava gostoso e não me engasguei!
É também muito esperta, pois quem cozinha em nossa casa sou eu e ela sempre me diz: "a sua comida é maravilhosa; você tem um tempero delicioso". Eu acho que é para se desviar dessa incumbência, o que não me incomoda, pois gosto de pilotar o fogão. Mas faz às vezes seus muito bons "engasga gatos".
Hoje, enquanto tomávamos o café da manhã, ou melhor, ela tomava,(pois estou com uma "virose" há dois dias e só passo a bolacha de água e sal, Gatorade e água de coco) ela diz faceira e sorridente abrindo o ovo mole:
-Que delícia de café da manhã, não? Frutinhas, o seu ovo cozido maravilhoso e pão. Que felicidade! Fernandinho, ninguém faz um ovo cozido como você! É uma delícia!
-Você é uma "Cannaruta", como meu pai dizia. E puxa-saco também!
-"Cannaruta?" O que quer dizer?
-Não sei, vou pesquisar!
Assim, porque hoje ela quis saber o significado de "gulosa" em italiano e eu, depois de tantos anos também, surgiu este texto em homenagem à minha "Bella Cannaruta".
"Mangia che fa bene'!
Feliz 2020 a todos os "Cannarutos"!
https://blog-do-cera.webnode.com/