Brotoejas
206
- Pode dar antitérmico para ele, sem problemas. Ligaram para a minha mulher? Ótimo! Grato! - diz meu amigo ao telefone.
Estou com ele em seu carro, voltando do almoço de reencontro que tivemos. Havíamos trabalhado juntos em uma construtora em São Paulo anos atrás e morávamos em Florianópolis agora.
- Meu filho menor está com os dentes nascendo e é comum ter febre por isso. Ligaram-me da escola solicitando autorização para medicá-lo. Ele está chupando os dedos e até a mão toda ! - diz.
-Sei bem como é. - respondo.
-Pois é, o mais novo a gente cuida com menos estresse, já passamos pelo primeiro. Vai meio que no "tapa", não é mesmo?
-Sim.
- Você tem dois meninos também, não?
-Tenho. Passamos por uns bons apertos com o mais velho quando bebê. Coisas de marinheiro de primeira viagem.
-Ah é, me conte.
-Nasceu no início de agosto e fazia bastante frio ainda. Passamos a colocar várias roupas quentes nele para que não passasse frio e uma touca de lã para ajudar!
- Pois é, fizemos o mesmo com o mais velho.
-Ele não dormia direito, tinha o cocô ácido e chorava muito a noite toda. Ainda mamava no peito da mãe. Tínhamos que lavar o seu bumbum com água de farinha para não assar. Naquela época, as fraldas descartáveis eram novas no mercado e usávamos as de pano.
-Caramba, o meu não teve esse problema. Dureza, hein?
-Sorte a sua! Era um martírio. Às vezes, eu o colocava no carrinho e ficava rodando a sala até dormir. Não podia parar que ele começava a chorar. Cheguei até a colocá-lo no carro de madrugada e rodar pelo bairro para que dormisse. Eu parecia um zumbi.
-Nossa, é mesmo?
- Então, em uma noite bem fria, depois do banho, o agasalhamos de um jeito que o moleque não conseguia mexer os braços nem as pernas. Nisso, chegou de visita um casal amigo. Eles entraram no quarto. O "pacote" estava deitado no trocador com uma lâmpada em sua carinha, para que o aquecesse mais ainda. Nossa amiga que já era mãe de uma menina, diz: "Ele está com umas brotoejas no rostinho. Não tem muita roupa? Será que ele tem calor, não consegue dormir e por isso vem chorando a noite inteira? "
-Hehehe, assaram o coitado! Primeiro filho é uma cobaia mesmo. Mas são bem mais fortes que nós, né?
-Tiramos dele várias roupas , o coitado então relaxou e dormiu a noite toda. O que nunca acontecera antes! O casal deu risada e brincou conosco, dizendo que eles também exageravam na proteção, mas que era uma besteira, porque o bebê enquanto mama no peito da mãe, fica quase que imune e não sente frio como nós.
-E as brotoejas?
-Acordou sem nenhuma no dia seguinte!
Rimos.
https://blog-do-cera.webnode/