Conto das Terças-feiras – Última noite na Europa - Milão

Gilberto Carvalho Pereira - Fortaleza, 15/9/2020

Depois de um ano prestando serviço humanitário na Inglaterra, Augusto, Alberto, Henrique, Paulo, Mônica e Marisa resolveram fazer um tour por alguns países da Europa: Alemanha, França, Áustria e Itália. Nesse último país, visitaram apenas Milão, a grana e o tempo ficaram curtos. O grupo chegou à cidade, considerada o principal centro italiano da moda e do design, às seis horas da manhã, vindo de Viena, capital da Áustria. Já tinham reserva em um apart hotel bem próximo à Piazza Duomo. O local escolhido para o hotel atendeu o desejo de todos que queriam conhecer, principalmente, a majestosa Catedral de Milão. Ficariam hospedados até a noite do dia seguinte, quando retornariam ao Brasil, com troca de aeronave em Lisboa.

Depois de acomodados em dois apartamentos, um de duas e outro de quatro camas, desceram para pedir informações sobre os locais mais interessantes que poderiam conhecer. O recepcionista cordialmente passou uma lista de quatro indicações, completando com explicações convincentes sobre suas dicas. Como não poderia deixar de ser, a Catedral Metropolitana foi o primeiro local apontado como uma bela visita, já que todos do grupo eram católicos:

— Catedral Metropolitana da Basílica da Natividade da Bem-Aventurada Virgem Maria, conhecida como Duomo di Milano, é o símbolo mor da capital lombarda. Fica bem próximo daqui, na Piazza Duomo. É uma das maiores igrejas da Itália e a quarta maior do mundo, completou com satisfação o informante.

— Depois, Castello Sforzesco, um dos mais fascinantes da Itália, construído no século XV por Francesco Sforza, Duque de Milão. O Castelo foi erguido sobre os restos de uma antiga fortificação medieval do século XIV conhecido como Castello di Porta Giovia (ou Zobia) e era um dos quatro castelos defensivos do império romano.

Continuando no seu papel de também agente turístico, o senhor Giuseppe apresentou outro endereço a ser visitado, porque, segundo ele, todo brasileiro gosta de futebol:

— Uma boa visita é ao histórico Estádio San Siro – para os torcedores do Milan, ou estádio Giuseppe Meazza, para os torcedores do Internazionale. Vocês vão gostar – disse Giuseppe – principalmente os meninos do grupo. No final da tarde, poderão ir até a Pinacoteca Di Brera, a mais importante e famosa da Itália. Trata-se de uma galeria que reúne obras de arte antiga e moderna, localizada no palácio homônimo. Ela exibe uma das coleções mais célebres da Itália na pintura, principalmente veneziana e lombarda.

Alberto era o de mais idade na turma, 26 anos, também o mais festeiro. Quis saber o que poderiam fazer no período noturno, queriam conhecer os lugares badalados e baratos da cidade. O recepcionista deu uma risada marota e indicou um clube de dança, com dançarinas de diversos países. Às 20h30, todos se dirigiram ao local sugerido, localizado em uma rua bastante movimentada, cheia de barzinhos e boa clientela. Mulheres bonitas por todos os lados.

Na porta foram recepcionados por uma bela garota elegantemente vestida. Informou o quanto seria cobrado por pessoa, valor prontamente pago. Então foram levados a um elegante salão, bem iluminado e já praticamente lotado. Exatamente às 21 horas o show começou. Lindas garotas dançando e fazendo striptease. As meninas, de início, ficaram assustadas, depois relaxaram. Os meninos estavam eufóricos, dois nunca tinham presenciado tal espetáculo. Outro chegou a fazer a conta de quantas mulheres ele teria que ver dançando, para compensar o investimento.

Em dado momento uma das garotas veio até a mesa deles, sentou-se na perna de Augusto e perguntou se ele pagaria um drink. Balbuciando, a resposta foi afirmativa. A moça agradeceu com um lindo sorriso, chamou um garçom e pediu-lhe que trouxesse uma bebida, no que foi imediatamente atendida. O pagamento foi contra entrega da taça. O valor, três vezes o que ele tinha dispendido para entrar. Os companheiros, que antes estavam exultantes pela presença da linda italiana naquela mesa, e ainda, sentada no colo de um deles, agora, na sacanagem faziam o habitual gesto “lascou-se”, batendo com uma mão aberta sobre a outra, fechada, emitindo o famoso som “top, top, top.”

Passados alguns minutos a garota perguntou para o Augusto se ele gostaria de ter uma exibição exclusiva, isto é, só para ele. Um pouco acabrunhado, ele balançou a cabeça, concordando. Ela, então, apontando para uma porta, falou:

— Daqui a dez minutos vá até aquela porta e entre, esperarei.

A moça levantou-se e desapareceu, entrando no local indicado. Augusto pegou a taça que ela simulara beber, levou à boca e confirmou que não passava de água gelada. Chateado, não procurou a garota que se sentara no seu colo. Depois de quarenta minutos, ela, de cara amarrada, passou por sua mesa e fulminou-o com o seu olhar de desprezo.

Na saída os amigos conversavam sobre a peça que o recepcionista havia pregado ao grupo, indicando aquele local como sendo um clube de danças típicas da Itália. Chegaram à triste conclusão de que haviam sido trapaceados, e, também, que o dinheiro havia acabado.

Gilberto Carvalho Pereira
Enviado por Gilberto Carvalho Pereira em 15/09/2020
Código do texto: T7063645
Classificação de conteúdo: seguro