ZÉ CANTEL - CAP 3 HIST DE VIDA, TIRAR O LEITE DA VACA.

Quando vi essa foto Zé Cantel, meu amigo de infância, lembrei-me das nossas travessuras de meninos. Acho que você há de lembrar, que seu Zé Vieira seu pai, casado com a Dona Dedé sua mãe, que os conheci muito bem, lembro como se fosse hoje, homem trabalhador, bom e de caráter, que tinha como irmãos(as) a tia Maria, o Daia, a Dora, a Raimunda..... que moravam ali na Rua Coronel Ramos.

Amigos que somos desde a infância, não poderia esquecer essa passagem que, seu pai tinha um terreno do outro lado do rio, onde havia um furo, que atravessamos pro Lago Cacaia e depois outros e outros Lagos. Pois é, lá o seu Zé criava os bois, na sua fazendinha, tirava leite e vendia em Urucará. Depois, passou ao Zé essa missão, que como a gente era amigo, me convidou para tirar leite lá na fazenda, que ia passar bem cedinho e me pegar, no outro dia.

Fiquei de sobre aviso, quando vinha clareando o dia, ouvi os gritos do Zé Cantel, da canoa me chamando bem em frente de casa, levantei peguei farinha e fui, desci o caminho do Porto e embarquei na canoa.

Chegando lá, o prendeu a Vaca, foi buscar o bezerro que estava preso para dar a 1a mamada, pra poder o leite descer da ubre da Vaca, tirou o leite numa cuia e me deu pra tomar, sem açúcar e com farinha, muito bom, forte, vale a pena experimentar.

Depois com o passar do tempo, soube que o Zé ficou famoso em Urucará, por colocar água no leite, o nosso saudoso amigo Tangará, que falava. Será que é verdade amigo Zé?

Mas, esse que tomei é legítimo, tirado na hora e bem degustado.

A nossa amizade não é de agora, somos amigos desde a nossa juventude, com muita história pra contar.

Em 13/07/2020

José Gomes Paes

Escritor e poeta urucaraense