Costumes São Costumes

259

Fui gerenciar a construção de uma fábrica de cimento em Vidal Ramos, na serra catarinense. Era uma cidade de uns cinco mil habitantes, no máximo, de uma só rua, sem estrutura para nos acolher.

Uns vinte quilômetros distante, fica Ituporanga, uma cidade um pouco maior e mais aparelhada, com uma estrutura suficiente para nos estabelecermos em um apartamento alugado pela empresa. É também a capital nacional da cebola e o ar cheira bastante a ela. Ainda bem que eu e minha mulher gostávamos e gostamos de cebola.

Eu ia todos os dias até a obra e almoçava na pensão da Dona Maria, a única de Vidal Ramos. Tinha comidinha caseira e boa. Voltava para casa no início da noite. A estrada cortava as plantações desse cultivo e eu acompanhava o seu desenvolvimento, assim como o aumento do odor caraterístico, culminando na colheita, fortíssimo, mas que não chegava a nos fazer chorar, pelo menos!

Um dia fui almoçar em casa, ao chegar encontrei minha mulher cozinhando.

- Oi querida. Está cheirando bem, hein? Tem cebola? - pergunto por brincadeira.

- Claro! Mas preciso que compre um creme de leite, pode ir ao mercado para mim?

- Sim, querida.

O mercado era perto, na nossa rua. Era na parte inferior de uma casa assobrada. Desci as escadas do meu prédio e fui até lá a pé. Fechado! Olhei o relógio, eram 12:05h.

- Fechado? Caramba! -resmungo inconformado.

O dono ainda estava no local, ao me ver, veio até mim.

- Está fechado? - pergunto atônito.

- Sim. Fechamos para o almoço. O que quer comprar?

- Uma caixa de creme de leite, por favor.

Ele foi até um corredor e trouxe a caixinha, abriu a porta e disse:

- Leva, depois você me paga.

- Obrigado. Não sabia que o mercado fechava na hora do almoço.

-Sim, tudo aqui fecha, pois temos que comer também, não é?

Ele saiu da porta do mercado e entrou em outra no mesmo do sobrado. Deduzi ser a sua casa. Disse-me:

- É o nosso costume. Sabe como é cidade pequena. Tranquila. Agora todo mundo está em casa, almoçando.

Voltei para casa e observei que as lojas da rua estavam todas fechadas para "almoço".

Costumes são costumes.

https://blog-do-cera.webnode/

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 13/09/2020
Código do texto: T7061991
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.